quinta-feira, 21 de maio de 2020

Jovens com Valor - Thiago Quaresma

Jovens com Valor - Thiago Quaresma 

O novo convidado da rubrica jovens com valor é Thiago Quaresma, jovem promessa do futebol santomense que atua na Guiné-Equatorial ao serviço Cano Sport Academy de Malabo onde se sagrou campeão na época passada.


Visão Desportiva (VDSTP) - Antes de mais obrigado pela entrevista e pelo campeonato conquistado.Fala do teu percurso desportivo desde que começaste até agora?
Thiago Quaresma (TQ) -Eu é que agradeço pela oportunidade. Tudo começou no estádio quando ia ver os meus irmãos treinando com mister Gustavo Clement,eu só ia observar porque o mister ainda não treinava os mais novos,naquela altura, comecei com 6 anos, quando chegou aos aos meus 11/12 que as coisas começavam a ser mais apaixonantes ou seja desde miúdo gostava mas não era a mesma cena quando tive os meus 12 anos é que que comecei a jogar numa equipa que se chamava Barcelona aos fins de semanas e quando havia torneios.

VDSTP - Tens outros irmãos que jogam futebol?
TQ - Não, eles jogavam de tudo.. começaram no futebol os dois depois foram para andebol e o mais velho seguiu mais um pouco no atletismo e depois acabaram por desistir para dedicarem aos estudos.

VDSTP - Jogaste em que clubes em São Tomé e Príncipe?
TQ - No Sporting de São Tomé onde me formei até chegar a equipa principal, depois de 3 épocas apareceu uma  oportunidade de sair do país...não cheguei a jogar por mais nenhuma equipa em São Tomé.


Thiago ao serviço do Sporting de São Tomé e Príncipe
VDSTP - Neste momento estás em que clube?
TQ - Cano Sport Academy ( Malabo) Depois do jogo da seleção sub 23 contra a seleção da Guiné Equatorial sub 23 que houve um convite para que eu viesse jogar aqui na Guiné Equatorial.

VDSTP - O Cano Sport Academy é uma equipa profissional ou semi-profissional ?
TQ - É uma academia de futebol, formam para enviar jogadores na Europa, esse é o objetivo da academia com o tempo decidiram construir uma equipa competir no campeonato do país. é uma equipa profissional que ao mesmo tempo joga fora do país em torneios.

VDSTP - No ano passado jogaste alguns jogos pelo Porto Real ?
TQ - Sim, depois de ser campeão aqui em Malabo eu tive em São Tomé de férias mesmo antes de ir para a  Guiné Equatorial eu já tinha quase tudo para ir no Príncipe mas sabes a oportunidade que tinha de vir cá não podia rejeitar, levei dias para saber o que tinha que escolher,
Tive que tomar uma decisão porque sabia que podia mudar o rumo da minha vida.

VDSTP - Tens sido utilizado frequentemente na equipa?
TQ - Sim até mais do que o ano passado 


Thiago com troféu de campeão da Guiné-Equatorial 

VDSTP - Então chegaste a jogar a liga dos campeões africanos?
TQ - Esse é o que mais me deixou triste não pude jogar porque quando fui para São Tomé estava a espera que a CAF anunciasse quando tudo iria começar para eu voltar mas houve um grande erro entre eles não podiam inscrever-me porque estava em São Tomé e só podiam inscrever quem já estava em Guiné-Equatorial então não pude, fiquei bem triste por isso porque era minha outra oportunidade de fazer algo que muito esperei mas não foi desta.

VDSTP - A experiência tem sido boa aí na Guiné Equatorial?
TQ - Sim, ótima.. sabes que quando tens boas condições tudo fica mais fácil, porque estar em São Tomé .. sabes da realidade do país não te ajuda muito a progredir.

Thiago com as cores do Cano Sports Academy

VDSTP - Chegaste a jogar com o Dilson Quaresma e com o Eduardo Varela "Dinho Pogba" no Cano Sport Academy?
TQ - Infelizmente não, era esse o objetivo mas antes de voltar eles já se encontravam em São Tomé e até foi através deles que soube mais coisas antes de vir, sabia que ia ser difícil porque era o meu primeiro ano e com eles aqui seria mais fácil ...mas não aconteceu e tive que estar cá sozinho.

VDSTP - Falando agora da seleção nacional a Federação de Futebol de São Tome e Príncipe já te contatou para poderes representar o pais?
TQ - Não, ainda não.

VDSTP - Nem nos escalões de formação?
TQ - Escalão de formação sim, Fui sub 16/18 e sub23 até tive na lista uma vez para a seleção principal e tudo treinei mais no final não entrei na lista final porque segundo o mister Gustavo só estávamos lá para aprender e acostumar um pouco.

Thiago com o nº15
VDSTP - Sentes-te uma esperança do futebol de São Tomé e Príncipe?
TQ - Sim com certeza,por isso também que estou nesta luta.

VDSTP - Onde pretendes chegar no futebol?
TQ - Essa pergunta sim eu esperava, bom..sempre sonhei em ser profissional primeiramente, o objetivo é chegar o mais longe possível onde nenhum santomense chegou a minha ambição é alta e é o que quero é chegar ao mais alto nível, fazendo o que eu mais gosto não tem preço, nem me importo muito com o dinheiro o importante é ser uma pessoa que vão lembrar que chegou longe no futebol e que não me vejam só como mais um que jogou. Quero fazer coisas diferentes e que um dia lembrem-se de mim com muito respeito não como mais um que jogou e ponto como normalmente acontece no país.

VDSTP - Para finalizar uma mensagem para  o povo santomense neste momento difícil.
TQ - Então a minha mensagem seria: Que ficassem em casa e que sigam todas as orientações e cuidados nestes dias difíceis que o mundo se encontra e que ficassem em casa porque não é o vírus que anda são as pessoas.. então que ficassem em casa e seguir todas as orientações e cuidados

Sem comentários:

Enviar um comentário