segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Os melhores para conseguir a vitória

Os melhores para conseguir a vitória 

É com alguma ansiedade e incerteza  que o universo  futebolístico  nacional espera pela próxima convocatória da selecção nacional para os próximos jogos contra a Ilhas Maurícias depois da boa imagem, apesar das duas derrotas, deixada frente a selecção da Guiné-Bissau é com alguma confiança que os adeptos nacionais  encaram este duelo frente a uma selecção do nosso nível pois estamos perante uma oportunidade única para alcançarmos a vitória  que nos foge a tantos jogos assim como conseguir o apuramento  para a próxima fase da qualificação para a CAN 2021.
A convocatória que será divulgada nos próximos dias terá que conjugar na lista os melhores jogadores santomenses seja em São Tomé no Príncipe ou na diáspora para que  finamente consigamos dar o passo em frente que a nossa selecção necessita.


sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Antevisão jornada 17

Antevisão jornada 17
O campeonato nacional segue para a s 17ª jornada som os seguintes jogos, no sábado campeonato o Riboque que está na luta contra a despromoção defronta o 6 de Setembro enquanto o Santana  recebe o Sportung de São Tomé num duelo de aflitos nos restantes encontros o Trindade recebe o Agrosport, o Aliança Nacional de Pantufo tem como adversário o Sporting Praia Cruz, no domingo o UDRA  desloca-se ao terreno do Folha Fede e ainda está reservado o desafio entre o Palmar e Caixão Grande.

Sábado dia 28/9 
Riboque vs 6 Setembro
Santana vs Sporting ST
Trindade vs Agrosport
Aliança vs Praia cruz

Domingo dia 29/9
Folha Fede vs UDRA 
Palmar vs Caixão.Grande




segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Resultados da 16ª Jornada da 1ª Divisão


Resultados



Classificação

 1.Sporting Praia Cruz   16   9  4  3  34-14  31 
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
 2.Trindade FC           16   8  5  3  26-17  29
 3.UDRA                  15   8  4  3  35-11  28
 4.Agrosprt              15   7  5  3  25-22  26
 5.Aliança               16   5  6  5  21-18  21
 6.6 de Setembro         15   5  6  4  18-17  21
 7.Caixão Grande         15   4  5  6  14-22  17 
 8.Sporting São Tomé     16   5  2  9  18-40  17
 9.Palmar                16   4  4  8  19-24  16
10.Santana FC            16   3  6  8  23-31  15 
------------------------------------------------
11.Folha Fede            15   3  6  7  16-21  15
12.Vitória Riboque       15   3  5  7  17-24  14 

sábado, 21 de setembro de 2019

O presidente da república recebe os atletas que participaram nos jogos 12º Africanos

Evaristo Carvalho atribuiu diplomas de mérito a toda delegação que participou nas diversas competições dos jogos africanos de Marrocos e “enalteceu o trabalho de todas as partes envolvidas na promoção do desporto” em São Tomé e Príncipe.
O presidente santomense Evaristo Carvalho homenageou os dois atletas que conquistaram as medalhas de ouro, prata e bronze nas competições de canoagem, nos jogos africanos de Marrocos, realizado entre os dias 19 e 31 de Agosto.

“Aproveito para destacar o esforço de cada um e de todos aqueles que de uma forma ou de outra contribuíram para que fosse possível a participação de São Tomé e Príncipe”, disse Evaristo Carvalho nesta cerimónia em que o presidente do Comité Olímpico santomense (COSTP), João Costa Alegre foi igualmente homenageado.

O presidente do Comité Olímpico, João Costa Alegre agradeceu o governo por ter “criado as condições mínimas para que São Tomé e Príncipe pudesse participar  nestas competições apesar dos graves problemas económicos com que o país se confronta”.


Antevisão jornada 16

Antevisão jornada 16
O campeonato nacional regressa neste fim-de-semana depois da paragem para os jogos da selecção nacional, o reatar do campeonato vai trazer-nos o seguintes jogos no sábado na 16ª jornada do campeonato a UDRA defronta o Desportivo Palmar que está na luta contra a despromoção com 16 pontos enquanto o Sporting Praia Cruz recebe o Folha Fede nos restantes encontros o Caixão Grande recebe o aflito Riboque, o 6 de Setembro tem como adversário o Santana e o Aliança de Pantufo desloca-se ao terreno do Agrosport de Monte Café, para domingo está reservado o desafio entre Sporting São Tomé e Trindade FC.

Sábado, dia 21 de Setembro
UDRA vs Palmar 

Praia Cruz vs Folha Fede 
Agrosport vs Aliança 
Cx.Grande vs Riboque 
6 Setembro vs Santana

Domingo, dia 22 de Setembro
Sporting São Tomé vs Trindade

Devido aos acontecimentos registados no campo de Conde na jornada 15 a equipa de Conde foi excluída da competição onde militava na II Divisão.
Os jogos que foram adiados da jornada 15 irão realizar-se que na próxima quarta feira dia 25 de Setembro:

6 Setembro vs Cx.Grande 
Folha Fede vs Agrosport 
Riboque vs UDRA



sexta-feira, 20 de setembro de 2019

São Tomé e Príncipe desce no ranking FIFA

São Tomé e Príncipe desce no ranking mundial da FIFA 

A FIFA divulgou a actualização do mês de Setembro do ranking mundial de selecções, a selecção nacional sofreu uma queda de cinco lugares em relação a actualização anterior do mês caindo para o lugar 190 do referido ranking,devido as derrotas frente a Guiné-Bissau, a nível continental continua na cauda da tabela tendo atrás de si apenas as Seychelles, a Somália e a Eritreia, a nível africano Senegal lidera a lista, seguido da Nigéria na segunda posição enquanto entre os PALOP, Cabo-verde lidera a lista, seguido por Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e São Tome e Príncipe, recorde-se que São Tomé e Príncipe aproxima -se perigosamente da classificação mais baixa que alguma vez teve, a posição 200 em Setembro e Outubro de 2007. 
O próximo ranking Mundial da FIFA será publicado em 24 de Outubro de 2019.



terça-feira, 17 de setembro de 2019

Duelo de santomenses termina empatado

Duelo de santomenses termina empatado 

O encontro entre o Real Sport Club (Massamá) do internacional santomense Marcos Paulo, que jogou os segundos 45 minutos do jogo,  e o Grupo Oriental Lisboa, do luso-santomense Joel Neves que alinhou durante os 90 minutos, para o Campeonato de Portugal Serie D, acabou empatado a uma bola, com este resultado os dois conjuntos continuam a meio da tabela o Real Massamá na 10° posição com 5 pontos enquanto que o Oriental em 11° com 4 pontos ao fim de 5 jornadas disputadas. Recorde-se que estes dois elementos são fortes possibilidades na próxima convocatória da selecção nacional os jogos contra as ilhas Maurícias no mês de Outubro. 


segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Aylton Boa Morte titular frente ao F.C.Porto

Aylton Boa Morte titular frente ao F.C.Porto 

O futebolista luso-santomense Aylton Boa Morte foi titular na derrota do Portimonense frente ao F.C.Porto alinhando os noventa minutos e fazendo a assistência para o segundo golo dos algarvios.

Quanto ao jogo Alex Telles de penálti aos 25mn deu vantagem aos Azuis e brancos, Zé Luís aos 45mn após bom centro de Jesus Corona aumentou a vantagem portista, no segundo tempo num espaço de três minutos os algarvios empataram, Dener aos 74mn  após assistência de Aylton Boa Morte e aos 77mn o lateral direito Japonês Koki Anzai, no golo da noite igualou pelo Portimonense, Ivan Marcano aos 90+8, no último lance da partida, desviou de cabeça na sequência de um canto e deu a vitória aos Dragões. 

Com a vitória o F.C.Porto continua em 2° lugar em igualdade pontual com o S.L.Benfica, ambos somam 12 pontos, enquanto o Portimonense caiu para o 14° lugar da classificação com 4 pontos recorde-se que o líder, é a actual surpresa do campeonato, o Famalicão com 13 pontos conquistados em 5 jornadas.


Harramiz leva a melhor em duelo de santomenses

Harramiz leva a melhor em duelo de santomenses 

Num jogo que oponha dois internacionais santomenses o Leixões de Harramiz Soares venceu o Sporting da Covilhã de Santiago Silva,  o líder da liga Pro, como é conhecida a segunda liga portuguesa, por 3 a 2 fora de casa, Harramiz Soares foi titular e jogou os noventa minutos enquanto que Santiago Silva já recuperado da lesão que o afastou dos últimos encontros da selecção nacional não saiu do banco de suplentes com esta vitória o Leixões subiu ao oitavo lugar enquanto o Sporting da Covilhã apesar da derrota mantém a liderança. 


sábado, 14 de setembro de 2019

Seleção nacional continua seu longo calvário

Selecção nacional continua seu longo calvário 

Selecção nacional santomense continua o longo calvário de vitórias depois de mais dois jogos os falcões e Papagaios seguem sem vencer apesar da boa réplica demonstrada contra a selecção guineense as duas mãos da eliminatória saldaram-se em duas derrotas, podemos verificar que  a selecção nacional A vai num preocupante caminho de dez derrotas (Líbia,Cabo Verde,Marrocos CAN 2017, Camarões (2) CHAN 2018, Madagáscar (2) CAN 2019, Uganda (Amigável),  Guiné-Bissau (2) Mundial 2022) seguidas em várias competições e também em partidas  amigáveis, a verdade é que seja pela qualidade do adversário, pela falta de sorte ou por incompetência própria a vitória ou mesmo o empate acabou sempre por fugir, para verificarmos a última vitória da selecção nacional temos de recuar até 2016 num jogo frente a selecção Líbia. 
Este registo extremamente negativo terá de ser ultrapassado em breve esperemos que seja já nos próximos encontros no mês de Outubro contra as ilhas Maurícias.


quarta-feira, 11 de setembro de 2019

São Tomé e Príncipe perde novamente e diz adeus ao mundial


São Tomé e Príncipe perde novamente e diz adeus ao mundial 

A selecção nacional de futebol foi eliminada pela sua congénere de Guiné-Bissau  perdendo por duas bolas a uma no Estádio 24 de Setembro em Bissau. O jogo entre os dois países lusófonos referente a qualificação para a fase de grupos de apuramento para o Mundial Qatar2022.

São Tomé e Príncipe entrou muito bem no jogo e no primeiro quarto da hora, pressionando alto a turma guineense, fez o primeiro golo da partida aos 12 minutos por Iniesta após recarga de um livre apontado por Harramiz, apesar de algumas oportunidades para o adversário a turma nacional conseguiu manter a sua baliza a zero até o intervalo.

Na segunda parte a história diferente as alterações efectuadas pelo combinado guineense surtiram efeito e foi sem surpresa que aos 66 minutos Joseph Mendes empatou para a Guiné-Bissau aos 77 minutos Joseph Mendes bisou na partida depois  de uma jogada de Piqueti Djassi.

Guiné-Bissau: Jonas, Nanu, Juary,Rudnilson (M.Cassamá 46), Candé, Bura, Sori Mané, Pelé, Piqueti, Mama Baldé (Toni Silva74), Joseph Mendes (R.Baldé 90)
São Tomé e Príncipe: Primo, Jú, Ivonaldo, Vavá, Dilson (Bobo 72), Iniesta (Gilson84), Pogba, Jocy, Marcos Paulo, Capito (Zé 50), Harramiz



sábado, 7 de setembro de 2019

Participação de São Tomé e Príncipe nos 12° Jogos Africanos

Participação de São Tomé e Príncipe  nos 12° Jogos Africanos 

A participação de São Tomé e Príncipe saldou-se em 3 três medalhas uma de ouro por Roque Ramos e Buly Triste, outra de prata e ainda uma de bronze todas na modalidade de canoagem com a particularidade de Buly Triste estar envolvido nas três conquistas. Nas restantes modalidades em que São Tomé e Príncipe participou xadrez, atletismo e taekwondo os resultados não foram tão satisfatórios.


O taekwondo perdeu todos os combates que efectuou enquanto no xadrez depois de um arranque menos bom, onde perdeu Angola, a selecção conquistou os seus primeiros pontos ao derrotar de forma contundente a sua congénere de República Centro Africana pelo expressivo 4 à 0. 
No atletismo dos atletas participantes apenas Gorete Semedo conseguiu passar as eliminatórias chegando a semifinal mas infelizmente foi excluída por falsa parte da competição.


A competição decorreu durante os dias 19 e 31 de Julho em Rabat, Marrocos.
Recorde-se que  São Tomé e Príncipe fez-se representar com uma delegação de 21 atletas nas modalidades desportivas de xadrez, atletismo, canoagem e taekwondo.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

São Tomé e Príncipe 0 - 1 Guiné-Bissau

São Tomé e Príncipe 0  - 1 Guiné-Bissau (Joseph Mendes, 85')

Num encontro inesperadamente equilibrado a selecção de São Tomé e Príncipe perdeu esta tarde no estádio nacional 12 de Julho em São Tomé com a sua congénere da Guiné-Bissau.

A selecção nacional fez valer a seu esforço, dedicação e garra para equilibrar um encontro em que o favoritismo estava com o adversário.
 A partida entre as duas selecções lusófonas africanas  referente a primeira mão da pré-eliminatória para a fase de grupos do Mundial'2022, a realizar-se no Qatar.

Numa primeira parte de mais luta do que bem jogada sobressaem as defesas do guardião santomense Primo perante os atacantes guineenses.
Na segunda parte  pautada pelo equilíbrio notou-se a falta de adaptação do combinado guineense ao sintético do estádio 12 de Julho até que aos 84 minutos de jogo chegou o momento chave da partida penalty de Vavá sobre Joseph Mendes.
O avançado guineense do AC Ajaccio converteu o castigo máximo e garantiu a vitória da sua selecção em solo santomense.

São Tomé e Príncipe: Primo, Jú, Ivonaldo, Vavá, Dilson, Iniesta, Pogba, Jocy, Marcos Paulo, Zé (Capito,57), Harramiz
Guiné-Bissau: Jonas, Nanu, Juary,Rudnilson, Candé, Bura, Sori Mané, Pelé (Jaquité 68), Piqueti(João Mário 78), Mama Baldé(Toni Silva 82) Joseph Mendes 


terça-feira, 3 de setembro de 2019

Luís Leal desfalca selecção nacional

 Luís Leal desfalca selecção nacional 

O avançado internacional santomense que actualmente joga no Newell's Old Boys da Argentina irá desfalcar a nossa selecção no encontro de amanhã, 04 de Setembro, contra a Guiné-Bissau, segundo o seleccionador nacional a ausência deve-se ao desencontro nas ligações aéreas entre Argentina, Portugal e São Tomé e Príncipe quem também não vai participar neste encontro é Santiago Silva que está lesionado. 

Análise à selecção da Guiné-Bissau

Análise à selecção da Guiné-Bissau 

A selecção guineense tem subido nos últimos anos vários degraus em termos de competitividade culminando com a presença nas duas últimas edições da CAN, este processo começou com o treinador português Norton de Matos que mudou o paradigma da selecção guineense em termos organizativos e competitivos apesar de não conseguir apurar Guiné-Bissau para nenhum grande torneio deixou as sementes para tal, assim os técnicos que se seguiram Carlos Manuel, Paulo Torres e Baciro Candé aprimoraram o projecto e com um grande contingente de jogadores nascidos no país mas saindo para fora cedo ou descendentes de guineenses evoluindo nos campeonatos europeus principalmente em Portugal o nível do combinado guineense subiu de forma gradual sendo neste momento o número 125 do ranking mundial da FIFA.
O selecionador guineense Baciro Candé baseia o seu jogo num 4-3-3 que raramente se desposiciona tendo  a forte eficácia defensiva como matriz de jogo, devido esse factor é  uma selecção que sofre poucos golos apesar de defrontar as selecções mais fortes do continente, as transições rápidas e as bolas paradas ofensivas são outros dados a ter em conta quando se tem os guineenses como adversário por outro lado a pouca de criatividade e os erros quando submetidos a pressão  são aspectos menos positivos do combinado guineense. 
Em suma pode dizer-se que apesar de não ter nenhuma grande estrela o jogador que mais se aproxima disso é Pelé (Reading/Inglaterra) é uma selecção forte que pode causar grandes dissabores a selecção nacional santomense. 


segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Selecionador santomense acredita nas suas hipóteses

 Selecionador santomense acredita nas suas hipóteses  
O selecionador santomense, Adriano Eusébio, afirmou estar confiante para o confronto com Guiné-Bissau, nesta  quarta-feira em São Tomé e no dia 10 de Setembro em Bissau, para as pré-eliminatórias de qualificação africana para o mundial  Qatar 2022.
«Nós estamos a falar de uma equipa com um ‘ranking’ muito superior ao nosso, a Guiné-Bissau está no 121.º lugar, enquanto estamos em 185, mas isto no futebol não diz nada. Temos as nossas qualidades, estamos confiantes e estamos no nosso país», alertou o treinador santomense que também pediu «unidade em torno da selecção» para que se consiga um bom resultado nesta eliminatória. 
São Tomé e Príncipe começou o estágio de preparação  com presença  de Marco Paulo, Leonildo Soares e Charles Monteiro, que alinham em clubes portugueses, aguardando-se a chegada nos próximos dias de Harramiz Soares, Santiago Silva e Luís Leal.


Luis Leal titular na vitória do Newell's Old Boys

Luis Leal titular na vitória do Newell's Old Boys

O internacional santomense, Luís Leal, cumpriu este domingo o seu primeiro jogo como titular, jogando 73 minutos na Superliga argentina  ao serviço do Newell's Old Boys que milita no primeiro  escalão de futebol argentino.Na partida deste domingo frente ao Huracan, referente à quinta jornada, vencida por [4-1], o avançado santomense jogou 73 minutos até ser substituído, ajudando a sua equipa, a conquistar os 3 pontos subindo ao sexto lugar da tabela classificativa. Recorde-se que Luís Leal está convocado para o duplo confronto com a Guiné-Bissau.