terça-feira, 31 de março de 2020

Os santomenses que jogaram na I Liga portuguesa

Os santomenses que jogaram na I Liga portuguesa

Desde que o campeonato português num sistema de pontos foi instituído em 1934-35 e depois da independência de São Tomé e Príncipe em 1975 foram poucos os jogadores santomenses que disputaram a competição.
Nesta lista vamos encontrar jogadores no ativo e outros retirados assim como alguns que se tornaram referências da nossa seleção outros que nunca chegaram a jogar pelos falcões e papagaios.



Vale por isso a pena conhecer esta lista.


Harramiz Soares (2 jogos)

Comecemos por um jogador, que nasceu em São Tomé mas que começou a jogar futebol em Portugal. Foi  n’O Elvas onde fez a estreia no futebol sénior em 2009/2010 nos distritais, depois de ter feito a formação no Seixal FC e no Real Sport Clube, jogou também no Aljustrelense e no União de Montemor até chegar ao Benfica em 2013, nos encarnados até fez a pré época com a equipa principal mas apenas jogou oficialmente pela equipa B, no ano seguinte é emprestado ao Farense. Nos anos seguintes, Harramiz continuou a competir na segunda liga, na S.C. Covilhã e  na Académica de Coimbra, em janeiro de 2018, ele retornou a I Liga após assinar com o CD Tondela, fazendo a sua estreia na competição em fevereiro, numa derrota por 0 a 1 no S.C. Braga. No final dessa época sai para o Mafra novamente na segunda mudando-se no ano seguinte o Leixões SC onde se encontra atualmente.No total contabilizou 2 jogos na I liga portuguesa ambos pelo Tondela, pela nossa seleção Harramiz conta com 13 jogos e um golo sendo os dos principais jogadores do elenco atual dos falcões e papagaios.

Harramiz com as cores do CDTondela

Marcos Paulo Lima Barbeiro (3 jogos)

Prosseguimos com outro jogador que faz parte do atual elenco da nossa seleção, nascido na capital do país, a cidade de São Tomé, fez a sua estreia no futebol profissional ao serviço do Marítimo B em 2014/2015, depois de ter passado pelos escalões jovens do Sporting Praia Cruz, Real Sport Clube e Sporting CP,  no ano seguinte ao serviço da equipa principal dos madeirenses no ano seguinte estreou-se no principal campeonato português, nas épocas seguintes é emprestado ao Real Sport Clube onde  está em definitivo desde 2019 até agora.
No total contabilizou 3 jogos na I liga portuguesa todos pelo Maritimo, pela nossa seleção Marcos Paulo conta com 8 jogos e um golo sendo uma aposta regular na lista de convocados.

Marcos Paulo ao serviço do Marítimo

Orlando Semedo Monteiro (18 jogos)

Nascido em São Tomé e Príncipe, em Água Izé, filho de cabo verdeanos optou por defender os falcões e papagaios, Orlando Monteiro ou simplesmente Orlando passou toda a sua carreira profissional em Portugal, depois de fazer a formação no Seixal FC, alinhou pelo Torrense e Beneditense na antiga II Divisão B até chegar a I Liga pelo C.F. Estrela da Amadora onde esteve duas épocas, sua estreia na principal competição portuguesa, que ocorreu em setembro de 1995, no empate em 1 a 1 com o C.S. Marítimo em casa, depois ainda passou pelo Académico Viseu, MoreirensePenafiel sempre na II Liga, Orlando retirou-se dos relvados em 2004 aos 32 anos de idade, depois de alinhar pelo  FC Lixa e S.C. Covilhã na II Liga. Contabilizou 18 jogos na I liga sempre pelo Estrela da Amadora, ao serviço da nossa seleção jogou por duas ocasiões.

Orlando ao serviço do CD Estrela de Amadora

Jairson Fernandes Costa Semedo (20 jogos)


Nascido em São Tomé e Príncipe, Jairson iniciou a sua carreira em Portugal em 1997-98 ao serviço do Beneditense, aí permanecendo duas épocas saindo para o Vitória de Guimarães em 1999-2000 onde fez a estreia na I Liga, ainda jogou no Felgueiras, Chaves, Caçadores das Taipas, Académico de Viseu ,F.C. Barreirense ,Maia ,Imortal ,regressando a Chaves na época 2007-08 onde pendurou as botas, anos mais tarde voltou ao ativo pelo Arnoso de Santa Maria onde fez mais duas temporadas 2010-11 e 2011-12. O principal nome da seleção nacional no inicio do século foi apenas internacional 3 vezes devido a inatividade dos falcões e papagaios nesse período, as sucessivas lesões impediram que tivesse uma carreira mais auspiciosa, contabilizou 20 jogos na I Liga todos ao serviço dos vimaranenses.

Jairson com as cores da nossa seleção

Adalberto Duarte Soares (29 jogos)


O próximo jogador é o malogrado Adalberto Soares, ou simplesmente Adalberto, natural de São Tomé, fez a formação no SL Benfica e no Portimonense, foi pelos algarvios que fez a estreia na I Liga portuguesa na época de 1989/1990 não conseguindo evitar a despromoção nas duas temporadas seguintes continuou ao serviço do Portimonense na segunda liga, saiu do Portimonense a meio da época de 1992/1993 para assinar pelo Belenenses onde voltou a jogar na I liga quer a médio centro ou extremo direito,as suas exibições foram alvo de elogios durante  na época de 1992/1993 na temporada ainda fez uma partida ao serviço dos azuis de Lisboa infelizmente acabaria por falecer ao serviço do Belenenses devido a uma depressão que acabou por ser fatal.
No total fez 29 jogos a I liga portuguesa sendo 8 pelo Portimonense e 21 pelo Belenenses, tendo potencial para ser um dos melhores jogadores santomenses de sempre não chegou a fazer a estreia pela seleção nacional devido a inatividade da mesma nesses anos.


Luís Leal dos Anjos (67 jogos)


Nascido em Portugal, Luís Leal ingressou na academia do Sporting CP onde fez parte da sua formação terminando a mesma no CD Cova da Piedade, onde fez estreia como sénior. Leal destacou-se na antiga II Divisão B, primeiro com o Atlético Clube de Portugal e depois com o Moreirense FC, continuando sua progressão profissional no verão de 2010, assinando com o G.D. Estoril Praia na II Liga.  Estreou na I Liga em 2011-12 com a U.D. Leiria, em Agosto de 2011 contra a Académica de Coimbra numa derrota por 2 a 1, Leal retornou ao Estoril, em 2012, que estava na primeira I Liga, época de grande destaque que lhe valeria a primeira experiência fora de Portugal no Al Ahli passando depois por Al-Ittihad SC,  Gaziantepspor e APOEL FC sendo emprestado pela equipa cipriota ao Belenenses onde fez até agora a última passagem pela I liga portuguesa seguindo depois passagens por Cerro Porteño, Al-Fateh SC,  Chiapas F.C. e Newell's Old Boys onde está atualmente. No total contabilizou 67 jogos na I Liga portuguesa ao serviço de U.D. Leiria, GD Estoril Praia e Belenenses, sendo a principal referência da seleção neste momento e peça fundamental dos falcões e papagaios contando com 14 jogos e 6 golos.

Luís Leal com as cores dos clubes que representou na I Liga Portuguesa

Observação: Santiago Silva no Paços de Ferreira em 2011/2012 e 2012/2013 e Jordão Diogo no Vitória Futebol Clube (Setúbal) em 2014/2015  fizeram parte dos planteis mas não chegaram a atuar pelos respetivos clube na I Liga assim como outros jogadores que nasceram em São Tomé e Príncipe mas escolheram como nacionalidade desportiva outro país não foram tidos em conta, como por exemplo Gedson Fernandes ou Nuno Espírito Santo.




Sem comentários:

Enviar um comentário