terça-feira, 28 de abril de 2020

Época encerrada para Luís Leal

Época encerrada para Luís Leal 

A federação argentina (AFA - Asociación del Fútbol Argentino) decidiu dar por encerrada a época futebolística no país, com esta decisão quer a copa da superliga quer copa da argentina que se encontravam suspensas não serão finalizadas, assim Luís Leal encontra-se agora na mesma situação de vários futebolistas santomenses na diáspora que viram os seus campeonatos encerrados devido a pandemia mundial de covid-19, como são os casos de Jordão Diogo, João Ramos ou Marcos Paulo entre  outros, alguns ainda aguardam decisão federativa nos países onde jogam como são os casos Harramiz Soares, Santiago Silva e Jardel Nazaré para saberem quando os respectivos campeonatos serão retomados se for essa a decisão.


No caso do campeonato nacional, segundo o primeiro vice-presidente da federação santomense de futebol Adalberto Catambi em entrevista ao programa Gingapô da Rádio Somos Todos Primos dada a cerca de três semanas informou que o campeonato era suposto começar no final de Abril contudo com a situação de estado de emergência no país o início do campeonato estará em análise para quando houver condições para tal.




domingo, 26 de abril de 2020

Espaço Entrevista - Roque Ramos

Temos como convidado no espaço entrevista do Visão Desportiva STP,  um dos principais nomes do desporto nacional da atualidade, o canoísta Roque Ramos campeão africano na disciplina de C2 1000 metros.


Visão Desportiva STP (VDSTP)  Boa tarde antes de mais obrigado pela entrevista,  como começou a prática da canoagem?  
Roque Ramos  (RR) - Comecei a praticar desde muito novo mas o inicio não foi fácil, porque começava todos os dias as 5 de manhã na praia Brasil mas bem comecei mesmo em 2011, foi um amigo atleta que fez um convite para a canoagem, nem gostava muito porque não gostava de água nem sequer sabia nadar até para entrar no barco tinha algum medo foi difícil até que um dia ganhei coragem entrei no barco mas antes da canoa comecei pelo kayak durante dois anos mas verifiquei que não estava a evoluir então o meu treinador Ramuel Apresentação aconselhou-me a ir para a canoa mas foi difícil a adaptação estava sempre a cair na água e acabei por desistir depois o treinador teve mesmo que falar comigo para voltar aos poucos fui adaptando-me a canoagem até que em 2014 apareceu a primeira competição internacional que fui seleccionado, a partir dessa altura comecei a dar o meu máximo de forma a melhorar ainda mais para representar são Tomé e Príncipe nos Jogos Africanos da Juventude em Gaborone,Botswana.



Roque Ramos em 2014
VDSTP -  Faz um pequeno resumo da tua carreira desportiva até agora prémios, vitórias ou lugares de destaque?
RR - A primeira competição internacional em que ganhei a medalha de ouro foram os jogos africanos da juventude, em Gaborone, Botswana em 2014, medalhas de bronze na África do Sul, no ano passado no mundial na Hungria chegamos (com Buly da Conceição Triste) a final B (os melhores 16 do mundo) na disciplina C2 1000 metros, medalha de ouro no Egipto e também no ano passado fomos campeões africanos em Rabat, Marrocos.

Medalha de ouro em 2014 nos jogos africanos da juventude

VDSTP  - Sentes-te uma das grandes esperanças de São Tomé e Príncipe nos jogos olímpicos?  
RR - Sim tínhamos como objectivo os 16 melhores chegar no mínimo a final B e sermos os melhores de África o que é seria um excelente lugar.

VDSTP  - O adiamento dos jogos olímpicos foi benéfico ou prejudicial?
RR - Para nós não foi bom, visto que trabalhamos muito e estávamos a treinar para que o pico de forma fosse nos jogos olímpicos mas continuamos a treinar agora em casa para manter o ritmo e a forma.

VDSTP  - Como foi a adaptação a Europa?
RR - Nós treinamos em Espanha com excelentes condições bastante diferente de São Tomé e Príncipe que treinávamos no mar que não é o melhor para a canoagem, aqui treinamos no rio com outros atletas de grande nível o que nos ajuda a melhorarmos cada vez mais.


Roque Ramos num dia de treino

VDSTP  -  A canoagem em São Tomé e Príncipe já tem alguma tradição apresentando bons resultados em competições internacionais que outros valores existem na canoagem santomense?
RR - Temos dois jovens o Alex e o Ednílson que estão despontar em dois, três anos podem chegar a um bom nível com treino e dedicação, nestes últimos jogos africanos já tiveram bons resultados.


VDSTP  -  O que falta para termos mais atletas de topo de São Tome Príncipe nas diferentes modalidades?
RR - È necessário investir no atleta, se um atleta demonstrar talento e capacidade deve-se criar condições para tirar esse talento do atleta, mesmo que seja necessário levar para fora do país. Por exemplo o treino que fazemos aqui em Sevilha, Espanha, podíamos fazer no rio Malanza, em São Tomé, que é um excelente rio para a pratica da canoagem, mas faltam as outras condições que também precisamos, quando chegamos treinamos com a seleção espanhola mas como nível deles já estava bastante elevado passamos a treinar com os atletas da equipa do nosso treinador para podermos subir o nível aos poucos, existem bons atletas em São Tomé e Príncipe é preciso saber tirar o melhor desses atletas.

VDSTP  -  Notas alguma diferença de quando que começaste a praticar a canoagem em São Tomé e Príncipe e agora?
RR - Está tudo muito diferente no meu caso nem consigo entrar no mar quando estou em São Tomé e Príncipe apenas treino em terra porque já não consigo treinar no mar só mesmo no rio.



Jogos africanos 2019 em Marrocos

VDSTP  -  Mensagem para o povo santomense neste momento difícil.
RR - Para seguirem todos os conselhos das autoridades, lavar as mãos, manter a distância de segurança, usar máscara e acima de tudo ficar em casa para conseguirmos derrotar esse flagelo.


sexta-feira, 24 de abril de 2020

FIFA inicia apoio financeiro imediato às federações nacionais

FIFA inicia apoio financeiro imediato às federações nacionais

Num comunicado oficial, a FIFA anunciou que vai desbloquear nos próximos dias todos os fundos devidos as associações membro para os anos de 2019 e 2020. Será um primeiro passo num plano de resgate financeiro para ajudar a comunidade do futebol afectada pela pandemia do COVID-19.
Essa medida significará que um total de cerca de US $ 150 milhões será distribuído entre os 211 órgãos nacionais de futebol em todo o mundo.

"A pandemia causou desafios sem precedentes para toda a comunidade do futebol e, como órgão mundial, é dever da FIFA estar lá e apoiar aqueles que enfrentam necessidades", disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino. “ Para tal vamos começar a fornecer assistência financeira imediata às nossas associações membros, muitas das quais estão passando por graves dificuldades financeiras.”
"Este é o primeiro passo de um plano de alívio financeiro de longo alcance que estamos desenvolvendo para responder à emergência em toda a comunidade do futebol”



Como parte da medida, todos os direitos remanescentes das associações membros com custos operacionais no âmbito do Programa Forward 2.0 serão disponibilizados integralmente para os anos de 2019 e 2020. Em particular, a liberação da segunda parcela dos custos operacionais para 2020, originalmente prevista com vencimento em julho, será pago imediatamente. Em circunstâncias normais, as federações membros da FIFA receberiam apenas o valor total da contribuição mediante o cumprimento de critérios específicos. Em vez disso, a FIFA está transferindo este valor como suporte activo para ajudar a proteger o futebol em todas as associações membro.

Concretamente, isso significa que a FIFA liberará US $ 500.000 para cada associação membro nos próximos dias, bem como quaisquer direitos remanescentes para 2019 e 2020.
Essa assistência financeira imediata deve ser usada para mitigar o impacto financeiro do COVID-19 no futebol nas associações membro, ou seja, para cumprir as obrigações financeiras ou operacionais que eles possam ter com os funcionários e outros terceiros. As obrigações e responsabilidades padrão em relação ao uso desses fundos, conforme descritas no Programa Forward 2.0 permanecem totalmente aplicáveis ​​e estarão sujeitas ao processo padrão de auditoria e relatório.



Esse plano de alívio financeiro é possível graças à forte posição financeira que a FIFA conseguiu consolidar nos últimos quatro anos. As próximas etapas do plano estão sendo finalizadas e serão comunicadas oportunamente.


quarta-feira, 22 de abril de 2020

Relvado sintético no campo do Vitória de Riboque em breve será uma realidade

Relvado sintético no campo do Vitória de Riboque em breve será uma realidade 

A primeira fase da transformação do campo do Vitória de Riboque num estádio de futebol está prestes a ficar concluída.
Em declarações a TVS, o primeiro  vice-presidente do clube riboquino Orlando Pontes disse que dentro de um mês e meio a colocação do relvado sintético estará concluída, estando essa fase concluída  começará a segunda fase que consiste na construção dos balneários e das bancadas.


segunda-feira, 20 de abril de 2020

"Nenhum jogo vale mais do que uma vida" – Presidente da FIFA

“Nenhum jogo vale mais do que uma vida” – Presidente da FIFA
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, reforçou a ideia de que “nenhum jogo vale mais do que uma vida” e considerou que “seria mais do que irresponsável obrigar as competições a recomeçar” face à pandemia da covid-19.

“Nenhum jogo, nenhuma competição, nenhuma liga vale mais do que uma única vida humana. Todos no mundo deveriam ter isto bem claro. Seria mais do que irresponsável obrigar as competições a recomeçar, se as coisas não estiverem 100% seguras. Se tivermos de esperar um pouco mais, temos de o fazer. É melhor esperar um pouco mais do que correr riscos”, afirmou Infantino, em entrevista ao site brasileiro UOL.
O líder da FIFA reforçou, assim, uma opinião que já tinha emitido durante um congresso da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), salientando que a principal prioridade deve ser “a saúde” e, depois, “ajudar a comunidade futebolística” a fazer face ao “impacto financeiro desta crise, que terá repercussões enormes”.

“Por isso, ouçamos o que as autoridades sanitárias têm a dizer. Ouçamos os peritos. Vamos trabalhar em estreita colaboração com eles e seguir sempre as suas orientações e conselhos”, vincou o italo-suíço.

No final de Março, a FIFA revelou possuir uma reserva financeira de 1.400 milhões de euros e anunciou a intenção de ajudar todo o futebol o mundial, estando a ponderar a criação de um fundo económico de apoio a clubes e ligas, para ajudar a minimizar os efeitos provocados pela pandemia da covid-19.
Quase todos os países suspenderam as competições por tempo indeterminado, devido à propagação do novo coronavírus, sendo que as excepções são a Bielorrússia, o Tajiquistão e a Nicarágua, onde os campeonatos continuam a decorrer.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil. Dos casos de infecção, mais de 312 mil são considerados curados.



Edmílson renova com o GD Resende

Edmílson renova com o GD Resende

O futebolista luso-santomense Edmílson Viegas ou simplesmente Edmílson, que esta época esteve ao serviço do Grupo Desportivo de Resende onde participou em 21 dos 22 jogos da sua equipa no campeonato de Honra da AF de Viseu viu a sua boa época recompensada com um novo contrato, informação divulgada pelo clube português nas redes sociais.
Recorde-se que extremo formado no Estoril-Praia vai assim para a segunda época com o símbolo do GD Resende ao peito depois da primeira ter acabado de forma abrupta devido a pandemia de mundial do Covid-19.


Edmílson com as cores do GD Resende

domingo, 19 de abril de 2020

Adiadas finais da Liga dos Campeões e da Taça das Confederações de África

Adiadas finais da Liga dos Campeões e da Taça das Confederações de África

As finais da Liga dos Campeões africanos e da Taça das Confederações, previstas para maio, foram adiadas, sem data prevista, devido à propagação do novo coronavírus, anunciou hoje a Confederação Africana de Futebol (CAF).
As finais da Taça das Confederações [segunda prova de clubes mais importante do continente africano] e da Liga dos Campeões de 2019/20 foram suspensas até novo aviso”, afirmou a CAF em comunicado.
A cidade portuária de Douala, nos Camarões, foi a escolhida para organizar a final da Liga dos Campeões, inicialmente em 29 de maio, no Estádio Japoma, com capacidade para 50 mil lugares, e que pela primeira vez decorre num só jogo.
Quanto à final da Taça das Confederações, esta seria disputada no dia 24 de maio, no estádio Prince Moulay-Abdallah, em Rabat, em Marrocos.
“O novo cronograma será comunicado em devido tempo, após consulta com os vários intervenientes”, refere o comunicado da CAF, que também já havia adiado as meias-finais.
A Confederação Africana de Futebol assegura que “está a monitorizar de perto a situação e a trabalhar com as autoridades competentes, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS)”.


quinta-feira, 16 de abril de 2020

Critérios de qualificação atualizados

Critérios de qualificação atualizados 

O Comité Olímpico Internacional (COI) atualizou o sistema de qualificação para os Jogos Olímpicos em Tóquio, adiados para 2021. As federações terão, agora, liberdade para definir novos prazos em cada desporto, sendo a data limite de qualificação o dia 29 de junho de 2021.
Assim, o COI quer «encontrar um equilíbrio» que perfaça «a proteção dos desportistas que estavam próximos da qualificação nos prazos antigos», com o objetivo da «garantia de que nos Jogos participarão os melhores».
57% dos atletas que vão marcar presença já têm vaga garantida, uma vez que tinham garantido já presença em 2020, faltando ainda encontrar cerca de cinco mil participantes.



terça-feira, 14 de abril de 2020

CAF adia jogo da seleção nacional

CAF adia jogo da seleção nacional

Jogo da seleção nacional agendado para junho frente ao Sudão também foi adiado pela CAF (Confederação Africana de Futebol) seguindo as recomendações FIFA relativas as consequências da pandemia do COVID-19, na qual se inclui o adiamento dos jogos da janela internacional de junho.




Comunicado da FIFA:

O grupo de trabalho das Confederações da FIFA, criado recentemente pelo Bureau do Conselho da FIFA para tratar das consequências da pandemia do COVID-19,que inclui a administração, os
secretários-gerais da FIFA e os principais executivos de todas as confederações, aprovou por unanimidade uma série de recomendações após sua primeira reunião, que foi organizada por teleconferência.

A FIFA gostaria de agradecer as contribuições positivas e a cooperação de todos os representantes das confederações e destacar o espírito de unidade, solidariedade e entendimento mútuo que culminou na adoção dessas decisões. A FIFA também reitera que a saúde deve sempre ser a primeira prioridade e o principal critério em qualquer processo de tomada de decisão, especialmente nesses tempos difíceis.

O grupo de trabalho fez as seguintes recomendações:

Em relação ao calendário internacional de partidas masculinas:

- Adiar todos os jogos internacionais que serão disputados na próxima janela de junho de 2020; 

- Organizar discussões bilaterais com confederações sobre as eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2022, a fim de finalizar um cronograma revisado de partidas, enquanto se aguarda o desenvolvimento de saúde e segurança.


Em relação ao calendário internacional de partidas femininas:

- Adiar todos os jogos internacionais que serão disputados na próxima janela de junho de 2020;

- Incluir as novas datas do Torneio Olímpico de Futebol Feminino no calendário internacional de partidas femininas;

- Criar um subgrupo de trabalho no calendário internacional de partidas femininas para considerar possíveis alterações no calendário e nas datas dos torneios finais da FIFA adiados.

Em relação às competições da FIFA:

Adiar a Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA Panamá / Costa Rica 2020 - originalmente prevista para agosto / setembro de 2020 - e a Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA Índia 2020 - originalmente prevista para novembro de 2020. Novas datas serão divulgadas em breve; 

Concordar que uma decisão referente à Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2020 - prevista para setembro de 2020 - seja tomada até o final de abril de 2020 e as datas para um possível adiamento já deverão ser consideradas.

Em relação ao torneio olímpico de futebol masculino adiado (competições preliminares e finais do torneio).
Manter os critérios de elegibilidade originalmente previstos (jogadores nascidos em 01.01.1997 ou mais e três jogadores adicionais).

No que diz respeito às questões regulatórias do futebol:
Apoiar o trabalho liderado pela FIFA em questões de transferências (composta por todas as principais partes interessadas do futebol - confederações, federações associadas, ligas, clubes e jogadores) para que diretrizes e recomendações sejam emitidas o mais rápido possível.

Criação de um fundo global de apoio ao futebol:
Nomear uma pessoa por confederação para coordenar esse assunto com a FIFA, mantendo o grupo de trabalho informado sobre os desenvolvimentos.
O grupo de trabalho das Confederações da FIFA continuará mantendo discussões regularmente à medida que a situação evoluir.



segunda-feira, 13 de abril de 2020

Jovens com valor - Geoxking Costa Alegre

Jovens com valor - Geoxking Costa Alegre

O primeiro convidado de nova rubrica “Jovens com valor” da Visão Desportiva de STP, rubrica dedicada aos  jovens desportistas de São Tomé e Príncipe, é Geoxking Costa Alegre conhecido no mundo do futebol por King. Um dos jovens valores do futebol santomense que desponta em Portugal.



Visão Desportiva STP (VDSTP) – Bom dia, antes de mais muito obrigado pela entrevista, fala-nos do teu percurso desportivo desde que começaste até agora?
King – Bom dia, eu é que agradeço a oportunidade, o percurso no início não foi assim tão fácil até porque no inicio não gostava de futebol até um dia que fui ver um jogo do meu pai no Riboque, após esse jogo é que interessei mais por futebol só que depois saí de Riboque e mudei para São Gabriel não tinha amigos com quem jogar até que um dia um primo levou-me para o centro de estágio, onde estava a escola de futebol do mister Gustav Clement que gostou do meu talento desde o primeiro dia partir desse momento entrei na escola de futebol para a equipa dos mais novos que é conhecida como “estrelinhas” depois o gosto foi pelo futebol foi aumentando, fui subindo de escalão em escalão até chegar ao escalão dos mais velhos. No ultimo escalão é a equipa do Sporting de São Tomé.


King com Mister Gustav Clement


VDSTP - Jogaste em algum clube em São Tomé e Príncipe? E em Portugal?
King - Joguei no Sporting de São Tomé e no último ano antes de vir para Portugal joguei no Palmar de Água Porca onde marquei muitos golos. Aqui estou na equipa Sub-19 (juniores) do Mortágua Futebol Clube, normalmente até treino com os seniores (equipa principal) e jogo nos juniores já fui convocado para os seniores, mas ainda não cheguei a jogar.

VDSTP - Tens sido utilizado frequentemente na equipa?
King - Sim, neste momento sou titular tenho jogado a médio ofensivo nº10 mas o treinador anterior colocava-me a extremo, gosto mais de jogar a médio ofensivo, até porque quando cheguei a minha inscrição foi difícil era menor não tinha os pais aqui em Portugal e fiquei mais de ano parado sem jogar.

Uma das equipas da escola de futebol

VDSTP - Onde pretendes chegar no futebol?
King - Pretendo jogar num clube profissional numa liga nacional.

VDSTP - Alguém da Federação de São Tome e Príncipe já contatou-te para  representar o país?
King - Em São Tomé nunca fui, mas aqui fui convocado para a seleção sub-18.


VDSTP - Sentes que és uma das grandes esperanças dos futebolistas de São Tomé e Príncipe?
King - Sinto que também sou, mas somos um grupo que vários jogadores talentosos.

VDSTP - Dos teus colegas qual é para ti o que tem mais potencial?
King - Na minha opinião os mais talentosos são o Mauro Santos que já foi convocado para a seleção principal, mas para além dele há o Ronaldo e Nilton e outros que jogaram comigo na escola de futebol professor Gustav.

King (nº7) com as cores da seleção nacional sub-18

VDSTP - O que falta para termos mais atletas de São Tomé e Príncipe nos campeonatos europeus?
King - Mais aposta na formação, há muito talento em São Tomé e Príncipe, outra situação para melhorar seria os jogadores saírem de STP em busca do sonho, mentalizarem que podem ser profissionais como não há olheiros nem dá para ser totalmente profissional em São Tomé e Príncipe têm que ser os jovens a destacarem fora do país e tornarem-se profissionais de futebol.

VDSTP - Já voltaste a São Tomé e Príncipe depois de teres vindo para Portugal?
King - Não. Ainda não um dia voltarei.

King com as cores do Mortágua FC

VDSTP - Mensagem para o povo santomense neste momento difícil.
King- Para seguirem os conselhos do Ministério da saúde, lavar as mãos manter a distância pois só assim podemos ultrapassar esse vírus, mas acima de tudo não entrar em pânico.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Espaço Entrevista - Agate Sousa


Temos como convidada no espaço entrevista do Visão Desportiva STP Agate Sousa a campeã e recordista nacional do salto em comprimento.  



Visão Desportiva STP (VDSTP) - Boa tarde antes de mais obrigado pela entrevista, como começou esta paixão pelo Atletismo e pelo salto em comprimento?
Agate Sousa (AS) - Bem para falar a verdade nem praticava atletismo muito menos salto em comprimento preferia desportos coletivos como futebol ou andebol até que um dia no 12º ano um professor perguntou-me se queria experimentar atletismo, aceitei e comecei a praticar. Após experimentar gostei do lançamento do peso, salto em comprimento e velocidade continuei praticando essas três disciplinas do atletismo, ultimamente deixei o lançamento do peso visto que por uma questão física não conseguiria ter tão bons resultados.

VDSTP - Fale-nos do seu percurso desportivo desde que começou até agora?
AS - Como disse a pouco no atletismo fiz lançamento de peso, salto em comprimento e também velocidade na distância dos 100 metros nos últimos tempos tenho competido mais no salto em comprimento onde tenho obtido melhores resultados.

VDSTP - Desde quando compete em Portugal?  
AS - Cheguei a Portugal em Setembro do ano 2019 duas semanas depois já estava a treinar pelo CD Fátima.


VDSTP - Que clubes representou em São Tomé e Príncipe? E em Portugal?
AS - Em São Tomé representei o Estádio Nacional e em Portugal o Clube Desportivo de Fátima. 

VDSTP - Como foi adaptação a Portugal?
AS - O adaptação foi fácil as pessoas foram muito amáveis, o treinador todas as pessoas...a grande dificuldade foi mesmo a alimentação estava habituada com outro tipo de alimentação, para dizer a verdade foi muito complicado mas com o tempo fui-me acostumando com a nova alimentação.

 VDSTP - Onde pretende chegar no atletismo?
AS - Pretendo chegar o mais longe possível não sei campeã mundial ou olímpica nunca se sabe mas vou lutar para isso.





VDSTP - Sente que é uma das grandes esperanças do atletismo de São Tomé e Príncipe?
AS - Sim, sei que tenho obtido bons resultados e que posso levar o nome de São Tomé e Príncipe longe.

VDSTP - O que falta aos atletas de São Tome Príncipe serem mais competitivos?
AS - Melhores condições de treino principalmente, dou o meu exemplo quando estava em São Tomé se precisasse de ir ao ginásio tinha que andar do estádio até ao local onde ficava o ginásio e pagar do meu bolso enquanto aqui temos um ginásio no centro de treinos podemos ir quando for preciso só esta situação simples faz muita diferença nos resultados sem contar com o acompanhamento que temos que é completamente diferente.


Agate Sousa a representar São Tomé e Príncipe
nos Jogos Africanos em Marrocos em 2019


VDSTP - Já voltou a São Tomé e Príncipe  depois de teres vindo para Portugal?
AS - Não também saí de São Tomé a menos de um ano.

VDSTP - Tens alguma ideia do que queres fazer depois do atletismo?
AS - Nunca pensei nisso mas espero depois tornar-me economista como o meu pai.

Campeã nacional 2019


VDSTP - Mensagem para o povo santomense neste momento difícil.
AS - Para seguirem os conselhos das autoridades de saúde, lavar as mãos manter a distância pois só assim podemos vencer a Covid-19.


Vencedora do conceituado Meeting António Monteiro

Palmarés:
Recordista nacional no salto em comprimento
Atleta do ano 2017
Campeonato Nacional São Tomé e Príncipe 2018 Salto em comprimento 
Campeonato Nacional São Tomé e Príncipe 2019 Salto em comprimento 
Vencedora do Meeting António Monteiro
Medalhas nos 10º jogos da CPLP em Cabo Verde (2 medalhas de prata e uma de bronze)
1º lugar no campeonato sub 23 de Portugal em pista coberta em 2020 
Vários prémios e participações em competições nacionais e internacionais 

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Início do campeonato nacional em análise


Início do campeonato nacional em análise 

Em entrevista ao programa Gingapô da Rádio Somos Todos Primos (RSTP), o primeiro vice-presidente da federação santomense de futebol (FSF), Adalberto Catambi referiu que o início do campeonato nacional de futebol estava previsto para o final do mês de abril contudo esta situação está em análise devido ao estado de emergência em que o país se encontra motivado pela pandemia mundial de covid-19 que suspendeu todas as atividades desportivas no solo nacional.




"Quando estiverem criadas todas as condições comunicaremos aos clubes e a sociedade em geral a programação do campeonato nacional" - acrescentou o dirigente federativo no mesmo programa radiofónico.


 Adalberto Catambi -vice-presidente da FSF


O vice-presidente afirmou ainda que grande parte dos planos da FSF estão em curso como são exemplo a reabilitação do centro de estágio, o ginásio, a colocação do relvado sintético no campo do Riboque ou a aprovação da obra para a iluminação do estádio 13 de junho na cidade de Santo António na ilha do Príncipe entre outros projetos que deixarão de ser sonhos para ser tornarem realidade.

domingo, 5 de abril de 2020

Global Limits anuncia nova edição da ultra-maratona em São Tomé e Príncipe

Global Limits anuncia nova edição da ultra-maratona "A travessia do hemisfério” em São Tomé e Príncipe

A Global Limits anunciou nas redes sociais que “Após o grande sucesso com uma experiência positiva e avassaladora juntamente com o nosso parceiro local Mucumbli Explore e o com apoio total do governo de São Tomé e Príncipe, irá ser realizada a ultra-maratona "A travessia do hemisfério” novamente em 2021 entre os dias 11-20 de fevereiro.






CAF quer manter data da CAN 2021

CAF quer manter data da CAN 2021

A Confederação Africana de Futebol (CAF) não tem planos de cancelar nenhuma de suas competições por causa da pandemia de covid-19, na esperança de que possa reagendar tudo.
Isso significa que a próxima Copa das Nações Africanas será disputada entre janeiro e fevereiro de 2021, apesar dos 48 jogos desta semana terem sido adiados indefinidamente.


"Até hoje, nenhuma competição foi cancelada e não há plano para isso", disse o secretário-geral interino Abdel Bah

"Estamos trabalhando em diferentes opções para reagendar as competições."

Esta semana deveriam ter sido jogadas a terceira e quarta ronda das seis de qualificação necessárias para determinar as equipas disputarão a Copa das Nações de 2021 nos Camarões, em vez disso, nenhuma partida foi jogada depois da CAF suspender todos os jogos após o surto de coronavírus, que já atingiu mais de 40 países africanos.

"Esperamos claramente que a crise termine em agosto", acrescentou Bah, um dos poucos funcionários a trabalhar na sede da CAF no Egito, já que muitos estão trabalhando em casa.
"Se for confirmado, poderemos jogar as eliminatórias da Copa das Nações entre setembro e novembro e manter a data da Copa das Nações".

Abdel Bah -secretário-geral interino da CAF
A CAF havia marcado uma ronda de eliminatórias da Copa das Nações em junho e setembro, quando deveria ficar determinados os 23 participantes da CAN 2021 nos Camarões.
As datas internacionais de outubro e novembro reservadas para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 provavelmente darão lugar às partidas atrasadas das eliminatórias da Copa das Nações. A qualificação para a Copa do Mundo para o Qatar começaria em 2021, possivelmente continuando até o início de 2022. Com a incerteza em torno do final das temporadas 2019-20 na Europa e a possibilidade de encurtar as temporadas 2020-21, a realização da Copa das Nações em janeiro provavelmente reintroduzirá as disputas entre clubes e países que muitas vezes precederam o torneio.
A CAF que adiou todas as atividades em março e abril, diz que está acompanhando de perto a evolução do coronavírus com a Organização Mundial da Saúde, a FIFA e as autoridades locais.