segunda-feira, 13 de abril de 2020

Jovens com valor - Geoxking Costa Alegre

Jovens com valor - Geoxking Costa Alegre

O primeiro convidado de nova rubrica “Jovens com valor” da Visão Desportiva de STP, rubrica dedicada aos  jovens desportistas de São Tomé e Príncipe, é Geoxking Costa Alegre conhecido no mundo do futebol por King. Um dos jovens valores do futebol santomense que desponta em Portugal.



Visão Desportiva STP (VDSTP) – Bom dia, antes de mais muito obrigado pela entrevista, fala-nos do teu percurso desportivo desde que começaste até agora?
King – Bom dia, eu é que agradeço a oportunidade, o percurso no início não foi assim tão fácil até porque no inicio não gostava de futebol até um dia que fui ver um jogo do meu pai no Riboque, após esse jogo é que interessei mais por futebol só que depois saí de Riboque e mudei para São Gabriel não tinha amigos com quem jogar até que um dia um primo levou-me para o centro de estágio, onde estava a escola de futebol do mister Gustav Clement que gostou do meu talento desde o primeiro dia partir desse momento entrei na escola de futebol para a equipa dos mais novos que é conhecida como “estrelinhas” depois o gosto foi pelo futebol foi aumentando, fui subindo de escalão em escalão até chegar ao escalão dos mais velhos. No ultimo escalão é a equipa do Sporting de São Tomé.


King com Mister Gustav Clement


VDSTP - Jogaste em algum clube em São Tomé e Príncipe? E em Portugal?
King - Joguei no Sporting de São Tomé e no último ano antes de vir para Portugal joguei no Palmar de Água Porca onde marquei muitos golos. Aqui estou na equipa Sub-19 (juniores) do Mortágua Futebol Clube, normalmente até treino com os seniores (equipa principal) e jogo nos juniores já fui convocado para os seniores, mas ainda não cheguei a jogar.

VDSTP - Tens sido utilizado frequentemente na equipa?
King - Sim, neste momento sou titular tenho jogado a médio ofensivo nº10 mas o treinador anterior colocava-me a extremo, gosto mais de jogar a médio ofensivo, até porque quando cheguei a minha inscrição foi difícil era menor não tinha os pais aqui em Portugal e fiquei mais de ano parado sem jogar.

Uma das equipas da escola de futebol

VDSTP - Onde pretendes chegar no futebol?
King - Pretendo jogar num clube profissional numa liga nacional.

VDSTP - Alguém da Federação de São Tome e Príncipe já contatou-te para  representar o país?
King - Em São Tomé nunca fui, mas aqui fui convocado para a seleção sub-18.


VDSTP - Sentes que és uma das grandes esperanças dos futebolistas de São Tomé e Príncipe?
King - Sinto que também sou, mas somos um grupo que vários jogadores talentosos.

VDSTP - Dos teus colegas qual é para ti o que tem mais potencial?
King - Na minha opinião os mais talentosos são o Mauro Santos que já foi convocado para a seleção principal, mas para além dele há o Ronaldo e Nilton e outros que jogaram comigo na escola de futebol professor Gustav.

King (nº7) com as cores da seleção nacional sub-18

VDSTP - O que falta para termos mais atletas de São Tomé e Príncipe nos campeonatos europeus?
King - Mais aposta na formação, há muito talento em São Tomé e Príncipe, outra situação para melhorar seria os jogadores saírem de STP em busca do sonho, mentalizarem que podem ser profissionais como não há olheiros nem dá para ser totalmente profissional em São Tomé e Príncipe têm que ser os jovens a destacarem fora do país e tornarem-se profissionais de futebol.

VDSTP - Já voltaste a São Tomé e Príncipe depois de teres vindo para Portugal?
King - Não. Ainda não um dia voltarei.

King com as cores do Mortágua FC

VDSTP - Mensagem para o povo santomense neste momento difícil.
King- Para seguirem os conselhos do Ministério da saúde, lavar as mãos manter a distância pois só assim podemos ultrapassar esse vírus, mas acima de tudo não entrar em pânico.

Sem comentários:

Enviar um comentário