segunda-feira, 1 de junho de 2020

Espaço Entrevista - Djamila Tavares

Temos no Espaço Entrevista da Visão Desportiva STP a atleta Djamila Tavares, a fundista santomense vencedora de várias provas nacionais e internacionais. 


Visão Desportiva STP (VDSTP) - Boa tarde antes de mais obrigado pela entrevista, como começou esta paixão pelo Atletismo?
Djamila Tavares (DT) - Eu é que agradeço a oportunidade, olhem essa paixão começou desde quando fazia educação física na escola e participava muito nas provas escolares, descobriram que tenho talento para isso e foi aí que tudo começou.

VDSTP - Fala-nos do teu percurso desportivo desde que começaste até agora?
DT - Comecei meu percurso quando tinha meus 14 ou 15 anos e com 16 já fazia parte dos atletas da federação de atletismo e comecei a treinar seriamente para representar São Tomé e Príncipe na diáspora, por sorte fui selecionada pela primeira vez para participar numa competição em Angola, São Silvestre de Luanda, ainda menor de idade, foi desde essa altura que me apaixonei pelo aquilo que faço, tinha bem a certeza de que iria bem longe.

Djamila Tavares venceu várias edições da corrida Helpo-CST

VDSTP - Sentes-te uma das grandes esperanças do atletismo de São Tomé e Príncipe?
DT - Sim, sinto-me visto que sou a única atleta fundista que o pais tem até então,creio que irão apostar mais em mim e criar mais expectativas.

VDSTP - Agora estás em Portugal?
DT - Sim estou em Portugal, já faz três anos

VDSTP - Que clubes representaste em Portugal?
DT - Aqui já tive oportunidade de estar em 3 grandes clubes, fiquei um ano em cada clube isto porque cada vez que estas mais forte aparece sempre uma nova proposta e com melhores condições no primeiro ano que cheguei fui contratada por um clube bem pequeno chama-se Leões Da Fronteira, no  2° foi Associação Recreativa da Nossa Senhora dos Esteros e atualmente encontro-me no clube da ADRAP que é um clube que está na primeira divisão e com bons atletas, estando num clube deste faz-te esforçar mais porque só vais competir com os melhores dos melhores em Portugal.


VDSTP - Como foi adaptação a Portugal?
DT - No principio tudo fica mais complicado devido adaptação mas com tempo adaptei-me e fiz novas amizades nos treinos, fui ganhando experiência com tempo, no atletismo quanto mais esforças maior resultado terás e os treinadores aqui são mesmo sérios te fazem pressão, motivam-te muito mesmo perdendo ou ganhando  isso é muito bom, porque aparece muitos clubes que ficarão de olhos em ti.

VDSTP - Sendo fundista quais são distâncias em que costumas competir?
DT - Faço habitualmente 5.000 metros, 3000 obstáculos, 3000 planos mas também corro outras distâncias como 10km ou 21km.

VDSTP - Onde pretendes chegar no atletismo ?
DT - Pretendo chegar ao mais alto nível possível mas para isso preciso de apoio, o mal de nosso pais é que eles deixam tudo para trás e só lembram que existe quando precisam de atletas para tal competição mas mesmo não me desanimo com isso porque sei que um dia eles irão precisar muito de mim e se calhar já deve ser muito tarde.



VDSTP - No teu entender o que falta ao atletismo em São Tomé e Príncipe para melhorar?
DT - Faltam muitas coisas, principalmente união e dar oportunidade aos atletas apostarem sem medo mesmo que não saia como esperavam mas muitas das vezes resultará  porque aqui em Portugal atletismo tem muitas regras, muitas das vezes deixas de representar teu país devido falta de apoio e atenção apesar de tudo só quero continuar minha carreira e ser vista para mundo inteiro.

VDSTP - Tens como objetivo os jogos olímpicos de Tóquio?
DT - Sim tenho e estou na preparação para isso mas para preparar para este tipo de eventos deve-se ter forte investimento e apoio até então estou seleccionados para ir ao jogos, assim que a pandemia acabar irei começar os preparativos.

Numa prova de 3000 metros obstáculos

VDSTP - O adiamento devido a pandemia foi benéfico ou prejudicial para ti ?
DT - Para mim não foi muito prejudicial, isto porque quanto mais tempo tivermos para preparar é melhor. Porque quando me informaram que em princípio irei para jogos, estava sem certeza e queriam que fizesse a tal prova penso que não teria tempo suficiente para preparar-me bem nesse curto tempo.

VDSTP - Para terminarmos mais duas perguntas...Tens alguma ideia do que queres fazer depois do atletismo?
DT - É assim depois do fim da minha carreira eu irei seguir na mesma área visto que a formação que estou a fazer, serve para interagir na área.



VDSTP - Qual é a área da formação ?
DT - É na área de desporto, o objetivo é depois de terminar a licenciatura fazer mestrado na mesma área mas para isso preciso muito de ajuda como uma bolsa visto que mestrado são só dois anos

VDSTP - Para finalizar uma mensagem para o povo santomense neste momento difícil.
DT - Desejo que todos tenham fé e esperança que isso tudo irá passar, para seguirem as instruções do ministério da saúde só assim é possível vencer a pandemia 

Sem comentários:

Enviar um comentário