sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Espaço Entrevista - Gorete Semedo

Desta vez temos no espeço entrevista do Visão Desportiva STP, Gorete Semedo a velocista multicampeã nacional dos 100 e 200 metros.  

Visão Desportiva STP (VDSTP) - Boa tarde, antes de mais obrigado por ter aceitado o nosso convite, para começar temos de perguntar como começou a prática do atletismo?

Gorete Semedo (GS) - Boa tarde, eu é que agradeço, tenho que dizer pois não sei se sabem a minha irmã Eurídice Semedo foi uma das melhores atletas de sempre do nosso país, quando era mais nova acompanhava-a nos treinos e nas competições nacionais como ela viajava muito pensei para mim quero ser como ela, também quero ser atleta, como já tinha o gosto de correr desde nova comecei a participar em corridas e provas na escola, na Trindade onde morava. Nessas provas quase sempre saía vencedora e assim descobri que tinha talento, partir daí quando viram que tinha mesmo bastante talento o meu professor de educação física em 2012 levou-me para o estádio nacional para fazer algumas provas e testes para representar o país nos jogos da CPLP, pelo meu bom desempenho fui escolhida desde lá até hoje tenho representado São Tomé e Príncipe como a melhor velocista.

Fala-me do teu percurso desportivo desde que começaste até agora?
Nas competições nacionais as provas de velocidade ganhava todas, nas provas internacionais a situação é diferente, a minha primeira internacional foi em 2012 em Portugal nos jogos da CPLP não venci mas tive uma boa participação, não sei vou conseguir lembrar de todas assim de cabeça em 2014 os jogos lusofonia na India, em 2015 jogos africanos no Congo-Brazzaville, em 2017 Campeonato do mundo Inglaterra, em 2019 Campeonato do mundo Qatar e jogos africanos em Marrocos.


Desde quando competes em Portugal?
Estou em Portugal desde 2019, comecei a competir em janeiro de 2020.

Como foi adaptação a Portugal?
A adaptação foi fácil, tirando a gastronomia pois até agora não consegui habituar-me a alguns tipos de comidas e pratos.

Que clubes representaste em São Tomé e Príncipe? E em Portugal?
Em São Tomé e Príncipe o Estádio Nacional e em Portugal o Grupo Atletismo de Fátima.


No próximo ano vamos ter os jogos Olímpicos 2021 no Japão, a tua presença já está assegurada? 
Ainda não é certa a minha presença, estou em Portugal devido a bolsa olímpica e foi com esse objetivo que vim para fazer os mínimos para participar nos jogos, mas só se conseguir fazer os mínimos é que vou e até agora ainda não consegui atingir essa marca.

Qual é a marca para os jogos olímpicos? Qual é a tua melhor marca este ano?
Para os 100m femininos é de 11,15, na minha última competição fiz 11,93 e infelizmente só pude fazer uma competição de 100m porque lesionei-me  na época onde as competições mais importantes estavam a decorrer e para melhorar a marca tenho que competir.

Já estás melhor da lesão?
Felizmente já estou melhor.

Quais são as próximas competições em que vais participar?
Não há nada previsto nos próximos tempos nem competições nacionais ou internacionais.

Consideras-te das grandes esperanças do atletismo de São Tomé e Príncipe?
Sim de certa forma e também acho que com melhores condições de treinos conseguimos chegar muito mais longe.


Achas que em São Tome Príncipe há atletas com talento para tornar o país mais competitivo nesta modalidade?
Há sim há muitos.

Já voltaste a São Tomé e Príncipe depois de teres vindo para Portugal?
Ainda não.

No teu entender o que falta ao atletismo em São Tomé e Príncipe para ter atletas de alto nível?
Melhores condições de treinos e melhoria das condições de vida de atleta pois o atleta precisa de dormir bem e comer bem se não fizer isso pode treinar todos os dias e não vai ter melhoria tem que ter em conta alimentação entre outras coisas para ter resultado é isso que falta em São Tomé e Príncipe.

Há algum atleta daqueles que conheces que pode destacar-se num futuro próximo?
Alguns atletas que podem destacar-se principalmente o Júlio da Trindade e Zequinha de Monte-Café são dois atletas de fundo que dá para ver que têm muito talento, com melhores condições podem chegar longe.


Tens assim alguma ideia do que queres fazer depois do atletismo?
Sim tenho, mas de momento não estou a estudar ainda não consegui regularizar a minha situação para continuar os estudos, está um pouco difícil, contudo não vou desistir.


Palmarés

Campeã nacional 100m 2017/2018/2019

Campeã nacional 200m 2017/2018/2019

Campeã da associação distrital de Leiria - 2020 60m e 200m

Sem comentários:

Enviar um comentário