sexta-feira, 30 de abril de 2021

Espaço Entrevista - Jocy

Espaço Entrevista - Jocy

Nesta edição do Espaço Entrevista da Visão Desportiva STP temos Joazhifell Sousa Pontes ou simplesmente Jocy, o capitão da seleção santomense futebol e jogador mais internacional da história do futebol santomense.


Visão Desportiva STP (VDSTP) - Boa tarde, antes de mais obrigado pela entrevista. o Jocy está na seleção nacional desde 2011, quando a seleção voltou a competir internacionalmente, que balanço faz desde período que representa as cores nacionais? 
Jocy - Obrigado pela oportunidade de falar um pouco da minha carreira, a minha carreira na seleção começa em 2011 mas antes em 2010 houve uma delegação do Vitória de Riboque que viajou para Angola para participar num torneio alusivo a independência, nessa equipa do Riboque faziam parte alguns jogadores da seleção como Avó, Gando, Aykemss, Adilson entre outros, esse foi o primeiro jogo que fiz a nível internacional, foi algo totalmente diferente daquilo que estava habituado aqui em São Tomé, desde a forma como o publico puxava pela equipa do inicio ao fim do jogo, o torneio foi na província angolana do Lunda norte, perdemos o primeiro jogo com a equipa da casa o Sagrada Esperança por 1 a 0, o segundo jogo foi contra uma equipa da Namíbia, que vencemos nos penaltis ficando no terceiro lugar. Após essa experiência voltamos a São Tomé, começou o campeonato e pela primeira vez estava a jogar por uma equipa da primeira divisão o Vitória do Riboque, nessa época fizemos uma grande temporada, fomos a final da campeonato e vencemos a taça de São Tomé e Príncipe.   

Onze inicial do jogo São Tomé e Príncipe 0 Congo 5
 jogo que marca o regresso da seleção nacional as competições internacionais  

VDSTP - Como foi a chamada a seleção pela primeira vez?
Jocy - Naquele período de 2011 com as boas exibições no clube, fui chamado a seleção, alguns dos meus colegas do Vitória de Riboque também foram chamados, grande parte mesmo. A seleção voltou a competir, na altura com mister Gustav como selecionador, tínhamos alguns jogadores com alguma experiência e alguns jovens como eu, nos treinos para o jogo o mister Gustav montou varias soluções mas estava com alguma dificuldade para montar o meio campo apenas no último treino fui colocado na equipa titular e comecei o jogo no onze inicial, infelizmente o jogo não correu bem perdemos 5 a 0, depois de sofrermos três golos a equipa ficou nervosa, ainda mais com habito do povo santomense que em vez de apoiar coloca mais para baixo, eu próprio fui substituído ainda na primeira parte pelo mister que achou não estive bem no lance que resultou em golo e retirou-me do campo.

Jocy com as cores da seleção nacional

VDSTP - É verdade esse foi o único jogo que o Jocy não jogou os 90 minutos desde 2011 até 2021, quanto ao futuro na seleção nacional depois depois de tanto tempo na seleção nacional, o Jocy vai continuar na seleção durante quanto tempo? Ou ainda não pensou até quando vai representar a seleção nacional?
Jocy - Sim já pensei nisso, talvez dentro de um ou dois anos mas também depende do selecionador seja este ou outro se achar que ainda posso dar o meu contributo na seleção vou estar sempre disponível talvez mais uma eliminatória mas no meu horizonte não penso em continuar mais do que 3 ou 4 anos.   

Celebração do golo de Jocy

VDSTP - Falando então desta ultima competição, o que correu mal para a seleção nacional ser a única das 48 que participaram nesta fase a não pontuar? 
Jocy - É uma questão complicada, muitas coisas falharam, nós como jogadores temos que assumir as nossas responsabilidades, houve jogos que independente dos adversário Gana, Sudão e África do Sul, houve momentos que nós perdemos os jogos por questões de detalhes referente ao primeiro jogo no Sudão, abordamos mal aquele jogo não conhecíamos bem a equipa do Sudão e achamos como a equipa vinha 2 vitórias contra as Maurícias estávamos empolgados e achamos que podia jogar em igual para igual e chegamos a casa de um adversário que dificilmente perde no seu terreno, com o nosso guarda-redes foi expulso ainda na primeira parte o jogo ficou muito difícil. A meu ver não houve nenhum erro da equipa técnica, faltou alguma maturidade e aquele espirito de sacrifício dos atletas, contra a África do Sul estávamos empatados aos 85 minutos faltou acreditar que é possível, outrora em seleções de que fiz parte em 2012 ou 2014, lembro que ganhamos a Serra Leoa e no balneário pedíamos a Zâmbia que era campeã africana na época, aquele espirito dos atletas que não interessava quem era adversário a atitude e a mentalidade eram vencedoras, isso foi-se perdendo ao longo do tempo, no jogo com a África do Sul faltou isso garra e determinação, faltou isso e é o que tem faltado, ultimamente aos jogadores que vão a seleção, parece que mudaram a mentalidade, vão para exibir, para mostrar que estão na seleção ou por falta de concorrência, acho que não vão por amor, não vão com aquele pensamento de que é estou aqui tenho que dar o meu melhor, o meu máximo.

Jocy como capitão da seleção nacional

VDSTP -Porquê que existe essa falta de competitividade? Porquê se fomos a ver os valores da seleção são muito acima daquilo que o ranking demonstra, o que falta para haver mais competitividade e melhor resultados? 
Jocy - Fazer mais estágios fazer um trabalho de base, mesmo os de cá precisam de estar juntos mais vezes não é só quando quando aproxima-se a época da competição que o selecionador faz  a convocatória, falta aquele ambiente falta aqui na minha espírito de amizade e  união, mesmo os que vêm de fora e eles dá a entender que eles não se conhecem, há jogadores da diáspora que foram chamados recentemente e eles vêm se conhecerem aqui mesmo no ouvindo falar um do outro, isso leva tempo, a seleção precisa daquela amizade e aquele espírito de união entre colegas fora e dentro  balneário, é isso que está a faltar é isso e aquele trabalho coletivo de todos, acho que falta-nos jogadores a representar grandes clubes que podem vir e fazer a diferença mas o que falta  é mesmo trabalharem mais tempo juntos só que o problema é que os que vêm da diáspora têm os seus compromissos com os seus clubes  e  isso tem dificultado. 

Jocy nos festejos de mais um título da UDRA

VDSTP- Falando agora da carreira do Jocy nos clubes, vai continuar a representar a UDRA ou ainda não é certo que continue?
Jocy - Até então tenho aquela ligação com o UDRA e o objetivo do presidente é que continue mas há sempre desejo dos outros clubes onde joguei o Sporting Praia Cruz e o Vitória do Riboque, que já me abordaram varias vezes a perguntar se vou continuar no UDRA mas foram conversas informais porque não há previsão para o campeonato nacional iniciar então os dirigentes estão naquele impasse pois não faz sentido contratar um jogador sem haver campeonato contudo a percentagem está mais para o UDRA porque há um coletivo que já fiz parte mas dizer e definir onde vou jogar só quando o houver previsão para o campeonato começar.

Jocy ao serviço Sporting Praia Cruz num jogo da Liga dos Campeões Africanos

VDSTP- Como é que viu a surpresa do Agrosport de Monte Café ter sido campeão em 2019?
Jocy - Sim, falando da UDRA a equipa da qual fiz parte, nós subestimamos o Agrosport nós estávamos preocupados com Praia Cruz e Agrosport foi fazendo o seu jogo, houve um jogo onde falhamos que foi no jogo contra Trindade que estávamos a ganhar 2 a 0 e perdemos 4 a 3, ficamos um pouco mais para trás eles tinham nos últimos 3 jogos 2 jogos decisivos um contra Praia Cruz e outro contra UDRA, eles fizeram uma coisa inédita que foi vencer no campo de Praia Cruz, que dificilmente perde em casa, depois no jogo contra nós fomos a casa deles tentar ganhar e estávamos a ganhar mas eles empataram o jogo através de um livre direto e com forte apoio do publico conseguiram esse resultado. Na ultima jornada era UDRA contra Praia Cruz e eles jogavam contra Caixão Grande e só precisavam de ganhar o seu jogo e foram campeões, foi uma surpresa conseguiram quebrar a hegemonia do UDRA e Praia Cruz que ganharam o campeonato nos últimos sete ou oito anos, foi a equipa revelação e ganharam com mérito mas foi bom haver mais concorrência haver mais equipas que possam disputar o campeonato.  


Jocy com as cores do Vitória de Riboque

VDSTP- Uma critica que vários adeptos fazem é que as equipas nacionais não disputam as competições internacionais nem o campeão nem o vencedor da taça quer por falta de financiamento ou de condições pois essa é uma das situações que faz o nosso futebol evoluir porque só competimos entre nós, na opinião do Jocy sobre esta situação?
Jocy-É o sonho de qualquer jogadores, mas a verdade é que os clubes em São Tomé e Príncipe não têm condições dependem da federação o que é um mau indicador, depois a própria devia ter um fundo e não tiver canalizar alguns fundos para quem ganha o campeonato e a taça participar nessas competições, pois não vejo nenhum clube santomense conseguir assumir essa responsabilidade sozinho enquanto não mudamos o paradigma do nosso futebol em que os clubes precisam de ter uma estrutura para participar nessas competições, contudo era bom se isso acontecesse pois iria dar mais experiência aos nosso jogadores a nível internacional. 

Jocy com as cores da seleção nacional

VDSTP- Para finalizar o que falta ao futebol santomense para ter uma melhoria para chegar a um nível superior? Para além das infraestruturas, das apostas, investimento falta mais algum situação?
Jocy- No futebol santomense falta muito coisa, para começar os clubes não têm escolas de formação não há campeonato juvenil, essa é uma tarefa da federação que tem de obrigar os clubes a terem formações jovens para dar sustentabilidade ao campeonato, os clubes não têm condições, falta também algum interesse e temos alguns jogadores jovens com valor mas como não têm oportunidade e acabam por se perderem, outra situação é a falta de visibilidade para podermos ter olheiros para conseguirmos colocar jogadores em clubes no estrangeiro, essa é uma solução os jogadores que se destacassem aqui coloca-los em clubes lá fora que os possam fazer evoluir ainda mais através de alguma parceria ou mesmo da federação.

VDSTP - Nós agradecemos a entrevista e acima tudo o que fez prol do futebol nacional.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Gedson titular a vitória do Galatasaray

Gedson titular a vitória do Galatasaray 

O médio foi titular na vitória do Galatasaray sobre o Konyaspor por 1 a 0 em jogo a contar para a 38ª jornada da superliga turca, o luso-santomense que esta cedido pelo Benfica ao emblema turco nesta segunda metade da época, jogou os 90 minutos estando em bom plano, recorde-se que com a recente mudança da lei da elegibilidade dos jogadores pelas seleções nacionais que permite jogadores com dupla nacionalidade que já tenham representado a seleção A de um país possam jogar por outra seleção, volta a ser uma hipótese, mesmo que remota, para a nossa seleção. 

Edney e Josias brilham na corrida de “harmonia”

Edney e Josias brilham na corrida de “harmonia”

A primeira edição da corrida de bicicleta, intitulada “harmonia”, realizada no pretérito domingo, com o propósito de incentivar a prática do ciclismo no arquipélago, foi ganha na categoria A, por Edney Nascimento, e na categoria B, por Josias Lucas.
O Edney Nascimento voltou a ser rei da estrada santomense, a vencer com classe e mérito a primeira edição da corrida denominada “harmonia”, com o tempo de 1’01’40, relegando para os últimos lugares do pódio, Santaninha ( 1’02’30) e Angelo Costa ( 1’02’30), respectivamente. A prova teve um percurso de 30 km, categoria A, para corredores federados.
Por sua vez, na categoria B, onde correram os corredores não federados, o jovem Josias Lucas, foi o grande vencedor, a cumprir o percurso de 20 km, em 50’45, atirando para segundo e terceiro posto, respectivamente, Fredson (51’16) e Atemilson (53’44).
A prova que marcou o 25 de Abril no país, foi organizada pelo empresário, Osvaldo Barros, e ex- ciclista, Marcelino da Graça, em parceria com a Federação Santomense de Ciclismo e Câmara Distrital de Água- Grande.

Cortesia jornal telanon







Aylton marca no empate do Portimonense

Aylton marca no empate do Portimonense
 
O avançado apontou o golo da igualdade do Portimonense SC com o SC Farense, em jogo a contar 29ª jornada da Liga NOS, o jogador luso-santomense que foi titular e fez o gosto ao pé aos 80 minutos, com este empate o Portimonense chega ao 11º lugar da classificação com 33 pontos em 29 jogos. Recorde-se que o avançado leva 5 golos em 29 jogos na presente época desportiva.





segunda-feira, 26 de abril de 2021

Ronaldo Tavares marca no empate do FC Penafiel

Ronaldo Tavares marca no empate do FC Penafiel 

O avançado apontou um dos golos da igualdade do FC Penafiel a dois golos com o SL Benfica B, em jogo a contar 30ª jornada da Liga 2 Portugal SabSeg, o jogador de origem santomense que foi titular marcou o primeiro golo da sua equipa 68 minutos, com este triunfo o FC Penafiel chega ao 7º lugar da classificação com 39 pontos em 30 jogos. Recorde-se que o avançado leva 8 golos em 27 jogos na presente época desportiva. 




sábado, 24 de abril de 2021

Mauro Vilhete titular na vitória do Dagenham & Redbridge

Mauro Vilhete titular na vitória do Dagenham & Redbridge

O luso-santomense Mauro Vilhete foi titular na vitória Dagenham & Redbridge na vitória sobre 3 a 0 sobre King's Lynn Town FC em jogo a contar para 40ª jornada da Liga Nacional, em Inglaterra, o versátil médio foi mais uma vez peça influente na equipa jogando os 90 minutos, com este triunfo Dagenham & Redbridge ascende ao 14º lugar da classificação com 46 pontos em 35 jogos.

João Correia marca na derrota do GD Chaves

João Correia marca na derrota do GD Chaves 

O lateral marcou o único golo da sua equipa na derrota por 2 a 1 frente a Académica de Coimbra, em jogo a contar para a 30ª jornada da segunda liga portuguesa, o jogador de origem santomense apontou o primeiro golo do encontro aos 40 minutos, contudo a Académica de Coimbra conseguiu virar o jogo na parte final da partida, o GD Chaves segue na quinta posição com 52 pontos em 30 jogos.


Estoril de Harramiz empata e adia subida à liga NOS

Estoril de Harramiz empata e adia subida à Liga NOS

O GD Estoril Praia do santomense Harramiz empatou a um golo com o Casa Pia AC, em jogo a contar para a 30ª jornada da segunda liga portuguesa, o líder da segunda liga portuguesa de futebol, o Estoril Praia ao empatar desaproveitou a hipótese de garantir a subida de divisão nesta jornada à I liga portuguesa de futebol.
O Estoril é primeiro classificado da II liga portuguesa de futebol com 65 pontos em 30 jogos.
Recorde-se que o avançado santomense que foi titular nesta partida já realizou 30 jogos e 6 golos  na presente época desportiva.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Aylton assiste mas Portimonense é goleado

Aylton assiste mas Portimonense é goleado 

O luso-santomense fez a assistência para golo da sua equipa na derrota por 5 a 1, sofrida diante do Benfica, no cumprimento da 28ª jornada da Primeira Liga Portuguesa de futebol, Liga NOS, apesar do resultado volumoso, o avançado esteve em bom plano.
Recorde-se que com esta derrota, o Portimonense mantém-se na 10ª posição da tabela classificativa da Liga NOS com 32 pontos.



quinta-feira, 15 de abril de 2021

Marconi Ferraço reforça São Tiago de Pinheiro

 Marconi Ferraço reforça São Tiago de Pinheiro

O avançado é reforço do Grupo Desportivo S. Tiago de Pinheiro para o que resta da época, anunciou o clube português que milita na 1ª Divisão da série D da AF Braga nas redes sociais, Marconi Ferraço nome no mundo do futebol de Odair Barreto, conhece um novo desfaio na carreira depois de passagens por vários clubes como Polvoreira, Unidos de Cano, Atães entre outros. 

domingo, 11 de abril de 2021

João Correia brilha na vitória do GD Chaves

João Correia brilha na vitória do GD Chaves 

O lateral ofensivo esteve em destaque no triunfo do GD Chaves por 2 a 0 sobre o Sporting da Covilhã , em jogo a contar para a 28ª jornada da Liga Portugal 2 SabeSeg, como é conhecida a segunda liga portuguesa, o jogador de origem santomense rubricou uma excelente exibição coroada com um golo sendo considerado o homem do jogo, com esta vitória o GD Chaves chegou aos 49 pontos e ao 2ª lugar classificação que dá promoção direta à principal liga portuguesa.



Harramiz marca na vitória do Estoril

 Harramiz marca na vitória do Estoril 

O internacional santomense marcou na vitória do GD Estoril Praia sobre o Vilafranquense por 3  a 1, em jogo a contar para a 10ª jornada da Liga 2 Portugal SabSeg, como é conhecida a segunda divisão portuguesa, o avançado entrou aos 75 minutos e fez o ultimo golo do encontro aos 87 minutos, com este triunfo o GD Estoril Praia segue destacado na primeira posição com 63 pontos em 28 jogos com 14 pontos de avanço sobre o segundo classificado. 

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Aylton titular na vitória do Portimonense

Aylton titular na vitória do Portimonense 

O extremo luso-santomense foi titular no triunfo do Portimonense frente ao Vitória de Guimarães, na partida referente a vigésima sexta jornada da primeira liga portuguesa que terminou com o resultado de três a zero.
Aylton Boa Morte alinhou os 90 minutos neste encontro onde o Portimonense saiu ao intervalo vencendo por uma a zero. No segundo tempo, Portimonense voltou a marcar na sequência da conversão duma grande penalidade aos 64 minutos e três minutos depois Aylton fez a assistência para o terceiro e último golo do encontro.



quinta-feira, 8 de abril de 2021

Novo selecionador? Algumas hipóteses...- Sugestão do Leitor

 Novo selecionador? Algumas hipóteses...- Sugestão do Leitor  

Após o final da fase de qualificação para o CAN 2021 com seis derrotas em seis jogos várias vozes afirmaram que é necessária uma nova liderança na equipa técnica da seleção nacional quer pelos resultados que deixaram muito a desejar quer pela necessidade de um novo ciclo nos falcões e papagaios, vou deixar algumas hipóteses para o lugar de selecionador nacional sendo apenas um exercício de conjeturas e especulações pois até agora não existe nenhuma informação sobre o assunto. 

Adriano Eusébio "Tino" - É para todos os efeitos selecionador nacional e pode continuar a ser se a aposta for na continuidade, apesar dos resultados obtidos ainda tem todas as condições para continuar a ser o timoneiro da seleção nacional. 

Ricardo Monsanto - O atual braço direito do selecionador nacional pode ser o próximo líder dos falcões e papagaios se a aposta for na continuidade mas com mudança de nome na liderança da seleção nacional.

Adilson Silva Varela - Um dos treinadores mais vencedores do país tem todas as condições para ser o próximo selecionador e começar um novo ciclo no banco dos falcões e papagaios.

Vladimir Veigas "Vadi" - O treinador de grande sucesso a nível nacional verá com bons olhos a possibilidade de ser o novo selecionador nacional como um passo seguro na sua carreira.

Aureliano Semedo "Yano" - O último treinador campeão nacional, depois de fazer história com o Agrosport de Monte Café pode ser a pessoa certa para começar um novo ciclo nos falcões e papagaios.

Toni Cossano - O espanhol ex-técnico do gigante angolano, Petro de Luanda, apesar de uma aposta financeiramente elevada poderia fazer a reestruturação do futebol nacional tão falada pelos adeptos nacionais.

Rogério Gonçalves - O veterano treinador português, depois de vários anos a treinar em Moçambique, poderia ser uma boa opção para a  reorganização do futebol das ilhas do meio do mundo.

Romeu Filemon - O reputado e experiente técnico angolano, atualmente desempregado, seria outra excelente opção para comando dos falcões e papagaios tendo assim a sua primeira experiencia fora do seu país natal. 

Luís Boa Morte -  O luso-santomense verá com grande satisfação a hipótese do seu primeiro desafio como treinador principal sénior  ser a seleção nacional com a possibilidade do seu conhecimento do país trazer vantagens, o antigo treinador-adjunto do Everton é certamente um nome a ter em conta. 


quarta-feira, 7 de abril de 2021

São Tomé e Príncipe desce no ranking mundial da FIFA

São Tomé e Príncipe desce no ranking mundial da FIFA

A FIFA divulgou a atualização do mês de Abril do ranking mundial de seleções, a seleção nacional perdeu três lugares em relação a atualização anterior caindo para o lugar 190 do referido ranking, devido as derrotas frente ao Sudão e Gana, a nível continental continua na cauda da tabela tendo atrás de si apenas as Seychelles, a Somália e a Eritreia, a nível africano Senegal lidera a lista, seguido da Tunísia na segunda posição enquanto entre os PALOP, Cabo Verde lidera a lista, seguido por Guiné-Bissau, Moçambique, Angola, Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

Ranking CPLP:

🇧🇷Brasil – 1743 pontos (3.° FIFA)
🇵🇹Portugal – 1662 pontos (5.° FIFA)
 🇨🇻 Cabo Verde – 1330.16 pontos (73.° FIFA)
 🇬🇼Guiné-Bissau –  1171.19 pontos (108.° FIFA)
 🇲🇿 Moçambique – 1161.55 pontos (117.° FIFA)
 🇦🇴 Angola – 1135.88 pontos  (126.° FIFA)
 🇬🇶 Guiné Equatorial – 1105.2 pontos  (132.° FIFA)
 🇸🇹 São Tomé e Príncipe – 903.31 pontos  (190.° FIFA)
🇹🇱Timor-Leste – 879.43 pontos (196.° FIFA)

Winilson Lopes assina contrato de formação com o Sporting

Winilson Lopes assina contrato de formação com o Sporting

O santomense Winilson Lopes assinou um contrato de formação com o Sporting, pelo que se tornou no mais recente jovem jogador a fazê-lo,o extremo está a evoluir na Academia de Alcochete há três temporadas. O jogador tem apenas 14 anos de idade, está em Alcochete há três épocas e tem como ídolo o português Tiago Tomás.
"Estou muito feliz por assinar este contrato. Levar este emblema ao peito é muito importante para mim e espero chegar longe no Sporting CP", começou por dizer em declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade.
Da sua ainda curta carreira, a jovem promessa recordou a conquista do "torneio [internacional] de Ponte de Frielas" como o melhor momento vivido de verde e branco, antes de dar a conhecer as suas principais características como jogador.
"Sou um extremo direito rápido e gosto tanto de marcar golos como de fazer assistências", afirmou o jovem leão.
"Quero chegar à equipa principal do Sporting CP e ser mais um para ajudar", finalizou Winilson Lopes, o mais recente jovem a assinar contrato de formação com os leões.



João Correia titular no triunfo do GD Chaves

João Correia titular no triunfo do GD Chaves

O lateral foi titular no triunfo do GD Chaves por 2 a 1 sobre o Casa Pia AC , em jogo a contar para a 27ª jornada da Liga Portugal 2 SabeSeg, como é conhecida a segunda liga portuguesa, o jogador de origem santomense esteve em bom plano como tem sido hábito esta época, com esta vitória o GD Chaves aproximou-se dos lugares de subida de divisão, o clube transmontano chegou aos 46 pontos e ao 5ª lugar da classificação a três da pontos do 2º lugar que dá promoção direta à principal liga portuguesa.

sábado, 3 de abril de 2021

Marcos Barbeiro marca na goleada do Real Sport Clube

Marcos Barbeiro marca na goleada do Real Sport Clube

O internacional santomense foi titular na vitória do Real Sport Club por 4 a 0 sobre o Olímpico do Montijo, em jogo a contar para a 21ª jornada do Campeonato de Portugal série G, o defesa/médio marcou o segundo golo do jogo, com este triunfo o Real Sport Club ascende ao 4º lugar da classificação com 31 pontos em 21 jogos.