quarta-feira, 29 de julho de 2020

FIFA providencia novo plano de ajuda

FIFA providencia novo plano de ajuda 

FIFA aprovou o regulamento do Plano de Apoio Covid-19, que disponibiliza mais de mil milhões de euros ao futebol em todo o mundo, através de um sistema de doações e empréstimos, com rigorosos requisitos de acesso.
De acordo com o documento, divulgado hoje, cada federação membro irá receber, na terceira fase do plano, uma doação de cerca de 850 mil euros, para “proteger e retomar” a atividade no futebol profissional, de formação e amador em cada país, mais cerca 400 mil para o setor feminino.
“É destinado a reiniciar competições, garantir a participação das equipas nas competições, contratação de recurso humanos, manutenção de infraestruturas de futebol e o pagamento de despesas administrativas e operacionais”, explicou o organismo. 
“Este plano de apoio é um grande exemplo de solidariedade e compromisso no futebol num momento sem precedentes. Quero agradecer aos meus colegas por aprovarem a decisão de prosseguir com esta importante iniciativa em benefício de todas as federações membros e confederações”, disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino.
As confederações (CONMEBOL, CONCACAF, UEFA, AFC, CAF e OFC) vão receber cada uma doação de 1,7 milhões de euros e podem receber até 3,4 ME por empréstimo.


Miguel Batista assina pelo Atlético Povoense

Miguel Batista assina pelo Atlético Povoense

 O luso-santomense Miguel Batista é reforço do União Atlético Povoense, o guarda-redes de 26 anos volta ao ativo depois de quatro anos de inatividade após ter deixado o Rio Maior no final da temporada 2015/2016.


segunda-feira, 27 de julho de 2020

Portimonense de Aylton Boa Morte desce

Portimonense de Aylton Boa Morte desce 

A equipa do luso-santomense Aylton Boa Morte, que foi titular sendo substituído aos 57 minutos, não conseguiu evitar a despromoção apesar de ter vencida na 34ª e última jornada da Liga Nos, como é conhecida a primeira liga portuguesa, por 2 a 0 o Desportivo das Aves, partindo para a última jornada precisando de um deslize do Vitória de Setúbal ou de uma derrota do Tondela, o que não aconteceu pois ambas as formações venceram os jogos, relegando automaticamente os algarvios para a segunda divisão após dois anos na divisão maior do futebol português. 

domingo, 26 de julho de 2020

Espaço Entrevista - Buly Afonso

Esta semana temos no Espaço Entrevista da Visão Desportiva STP o nosso campeão africano da canoagem Buly Afonso.


Visão Desportiva STP (VDSTP) -Boa tarde, antes de mais obrigado pela entrevista, uma pergunta que grande parte dos nossos seguidores fazem, como começou a prática da canoagem?  
Buly Afonso (BA) - Eu é que agradeço pela oportunidade, o meu primeiro contacto com a canoagem foi na praia Emília quando a canoagem estava praticamente a começar em São Tomé e fui tentar participar, vendo como é que se fazia, depois de algum tempo quando STP conquistou algumas medalhas, vi Adilson Monteiro e outros treinadores a darem entrevistas falei com ele para começar a praticar como eu gosto de desporto ele aceitou, disse que podia e foi assim que comecei, ele foi ensinando-me pouco a pouco e assim fui evoluindo.

VDSTP - Há quanto tempo é que está na canoagem?
BA - Desde 2008 mas depois de algum tempo parei devido a escola família etc.. mas um dos meus companheiros Alcino Gomes, que é um dos grandes nomes da canoagem em STP, certo dia encontrou-me e aconselhou-me a voltar,  visto que era uma das promessas da canoagem e que não podia desistir. Em 2011, quando já estava a treinar com Ramuel dos Ramos, foi o meu primeiro campeonato na Tunísia, onde consegui a minha primeira medalha em conjunto Altamiro Ceita (fizemos uma dupla) de bronze em 1000 metros e de prata em 200 metros.



VDSTP -Faz-nos um pequeno resumo da carreira desportiva até agora? Prémios, vitórias lugares de destaque etc?
BANa Tunísia foi onde tudo começou em termos de medalhas, na África do Sul na qualificação para os jogos Olímpicos de 2016 vi o meu objectivo cumprido depois de tanto esforço (ter de deixar a família, amigos o país) vi o meu esforço recompensado com essa qualificação para além de ter conseguido mais duas medalhas mas maior feito até agora foi a conquista com Roque dos Ramos da medalha de ouro nos jogos africanos em 2019 que nos deu a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 que foram adiados devido a pandemia.

VDSTP - Como é esta a ser essa preparação para os jogos olímpicos? Pelo que sabemos estão a treinar em Espanha, como é que está ser preparação debaixo desse tempo bastante quente?
BA -Com essa pandemia, fazemos o máximo para não ficarmos parados, continuando a treinar, independentemente do calor, normalmente uma vez por dia e alguns dias duas sessões uma de manhã e outra a tarde. A pandemia atrasou-nos um pouco visto que estávamos a apontar o nosso pico de forma para os jogos olímpicos e de repente tivemos que parar tudo mas estamos a voltar aos poucos.

VDSTP - Nos jogos Olímpicos vai participar em C2 (dupla) e C1 (individual) quais são os objectivos, em C2 no último mundial ficaram nos 16 melhores?
BA -Tentar fazer o melhor possível, para C1 é tentar fazer a melhor marca algo bom, para C2 nós temos um objectivo de tentar um pouco mais além entrar na final B (entre 8 -16 melhores) ou final A (os melhores 8) não é fácil mas é o nosso objectivo. Nós desportistas temos que tentar sempre mais longe embora não sendo fácil e fazer algo bom e inesperado, mesmo sabendo que os nossos adversários treinam 8, 9 ou 10 anos para esse momento enquanto nós só saímos de STP há 2 anos para treinar.


VDSTP - Na canoagem estás no topo, consegues indicar algum jovem valor na canoagem santomense?
BA -Existem vários atletas capazes de representar o país tanto no feminino como no masculino, tivemos dois jovens que estiveram em Marrocos nos jogos africanos, o Alex e o Edmilson que surpreenderam-me pela sua forma, com mais concentração podiam ter chegado as medalhas, fizeram uma boa prestação mas ficaram em quarto logo primeira prova internacional.


VDSTP - O comité olímpico tem feito um trabalho fantástico não só com a canoagem mas também com outras modalidades trazendo os atletas para competir num nível mais elevado, tirando-os de São Tomé e colocando em outros países como é o vosso caso. Se tivessem em São Tomé e Príncipe não teriam esta evolução, depois do projecto olímpico terminar vai ficar na Europa a treinar ou volta para São Tomé e Príncipe?  
BA -Nós ainda não sabemos, mas existem as duas hipóteses temos um projecto em vistas mas vamos ver o que vai acontecer. O que posso dizer é que depois do jogos olímpicos do Rio 2016 voltei para São Tomé e fiquei dois anos parado, situação que dificultou voltarmos ao topo de forma quando seria mais fácil se continuássemos a treinar de forma consistente. De momento não sabemos nada ao certo, vamos ver o que vai decorrer ao longo do tempo.


VDSTP- O que falta para São Tomé e Príncipe ter mais atletas de topo nos jogos olímpicos visto que nesses jogos vamos ter 6 ou 7 atletas no máximo, apesar do país ser pequeno em vez de 6 ou 7 podíamos ter uns 11 ou 12 atletas no comitiva olímpica?  
BA - Apesar do país ser pequeno podíamos ter mais atletas, mais pessoas até porque somos um país jovem, no meu ponto de vista em São Tomé e Príncipe todos gostam de desporto e o que falta é apostar mais no desporto seja qual for a modalidade, chamar a atenção das pessoas, da população, para termos mais atletas também é preciso mais competições nacionais em todas as modalidades durante o ano ou em grande parte do ano isso chamaria a atenção da população para a prática dessas modalidades até porque nós santomenses temos muita capacidade para competir, de forma geral faltam mais campeonatos mais actividades desportivas para chamar a atenção das pessoas para a prática do desporto no geral.


Muito obrigado pela entrevista e muitos sucessos.

terça-feira, 21 de julho de 2020

Dadier Lima reforça Monte de Caparica

Dadier Lima reforça Monte de Caparica 

O Monte de Caparica Atlético Clube informou que chegou acordo com luso-santomense Dadier Lima, também conhecido por Dady, ex FC BEX ( Suiça) para representar a equipa de seniores na temporada 2020/2021.
O jovem defesa que iniciou a sua formação no Almada AC, Monte Caparica AC, GD Pescadores, CF Trafaria, e com passagem pelo Albufeira FC, CDR Gafetense, Setúbal FC reforça o nosso clube da margem sul do Tejo.


segunda-feira, 20 de julho de 2020

Cancelada edição da Bola de Ouro de 2020

Cancelada edição da Bola de Ouro de 2020

A revista France Football anunciou que não vai dar a Bola de Ouro em 2020 aos melhores jogadores de futebol do mundo, nas categorias masculino, feminino, guarda-redes e sub-21. Em comunicado publicado em seu site, a organizadora da premiação criada em 1956 para premiar o destaque ao fim de cada ano, a interrupção do calendário de disputas entre Março e Maio e as mudanças nas regras afetam a credibilidade e legitimidade da eleição.

"Apenas dois meses (Janeiro e Fevereiro), dos 11 geralmente necessários para formar uma opinião e decidir entre os melhores, é muito pouco para avaliar e julgar, uma vez que os outros jogos ocorreram - ou ocorrerão - em outras condições (portões fechados, cinco substituições, quartos de final da Liga dos Campeões em uma única partida) que estão muito longe do panorama usual. Essa escolha "não nos encanta", mas tem como objetivo proteger a credibilidade e legitimidade de tal prémio - diz o comunicado da revista.

Apesar de não eleger os melhores do ano em cada uma das quatro categorias principais, pela primeira vez no masculino desde 1956, a France Football vai organizar a votação com 180 jurados para a seleção dos 11 jogadores que se destacaram em suas posições, incluindo a revelação de 2020.


Tiago Correia renova pelo CD Pinhalnovense

Tiago Correia renova pelo Pinhalnovense 

O extremo renovou o seu contrato com o  CD Pinhalnovense fazendo agora parte da equipa proncipal depois de no ano passado ter jogado na equipa de juniores (sub19). O luso-santomense terá assim aos 19 anos a sua primeira experiência no futebol sénior.

domingo, 19 de julho de 2020

João Correia assina em definitivo pelo Chaves

João Correia assina em definitivo pelo Chaves

O Grupo Desportivo de Chaves e a respetiva SAD comunicou que chegou a acordo com o Vitória SC para a transferência definitiva do jogador luso-santomense João Correia.
Na época 2019/20, João Correia, defesa/médio de 23 anos, disputou 15 jogos ao serviço do Desportivo de Chaves e 2 jogos na Liga Europa com a camisola do Vitória de Guimarães

.

sábado, 18 de julho de 2020

São Tomé e Príncipe mantém posição no ranking FIFA

São Tomé e Príncipe mantém posição no ranking FIFA

São Tomé e Príncipe mantém-se na 181ª posição do Ranking da FIFA, com 923 pontos, após a mais recente actualização divulgada  do ranking do futebol mundial.
A tabela é liderada pela Bélgica, com 1765 pts, seguida da França (2º com 1733), Brasil (3º/1712), Inglaterra (4º/1661) e pelo Uruguai (5º/1645).


O ranking permanece estático devido à luta contra a pandemia mundial da covid-19 contudo a próxima atualização em Setembro já terá mudanças pois estão agendados jogos internacionais na zona da UEFA  (Europa) e na zona da Conmebol (América do Sul) enquanto na zona africana (CAF) ainda não há jogos agendados.
Entre os africanos, o Senegal conserva o 20º lugar, com 1555 pontos, sendo o africano melhor classificado, seguido pela Tunísia (27º/1506),a Nigéria está na 31ª posição (1493 pontos), Argélia (35º/1482), Marrocos (43º/1456), Ghana (46º/1439), Egipto (51º/1420) e Camarões (53º/1413).
Na CPLP para além do Brasil, terceiro colocado, segue Portugal (7º/1639) Cabo Verde (78°/1318), Moçambique (106º/1200), Guiné-Bissau (118°/1155), Angola (124°/1136), Guiné-Equatorial (145°/1066) e Timor-Leste (196°/879).

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Espaço Entrevista - Luís Leal

Desta vez temos no Espaço Entrevista do Visão Desportiva STP o nome maior da seleção nacional de futebol Luís Leal.


Visão Desportiva STP (VDSTP) – Boa tarde, antes de mais obrigado pela entrevista, vamos começar com a pergunta que todos os adeptos do futebol nacional fazem, o Luís Leal está com 33 anos até quando pensa representar a seleção nacional, se pudemos contar com o Luís para além desta qualificação para o CAN ?
Luís Leal (LL)  – Boa tarde, na verdade ainda não pensei sobre esse tema, neste momento sinto-me bem fisicamente, estou num bom momento de forma, penso que ainda posso dar a seleção mais uns quantos anos, enquanto estiver bem estarei disponível, não sei se vai ser possível mais uma qualificação para o CAN ou duas, não estou a pensar muito nisso mas vou dar tudo aquilo que é preciso e não vou dar metas ou compromissos de idade apenas espero continuar a dar o meu melhor.

VDSTP – Nós esperamos que continue por vários anos com as excelentes prestações que lhe são conhecidas. O Luís já representa a seleção desde 2013 nestes sete anos qual foi o momento mais alto, o momento chave, aquele que considera ser o momento mais marcante ao longo destes anos?
LL- Ao longo destes anos tive vários bons momentos, onde conseguimos fazer história para o país mas destaco a vitória sobre as ilhas Maurícias onde conseguimos o apuramento para a fase de grupos da CAN para além de subirmos no ranking da FIFA até porque foi a primeira vitória de sempre da seleção nacional fora de casa.
Jogo de estreia de Luís Leal pela seleção nacional frente a Serra Leoa em 2013
VDSTP – Tínhamos dois jogos para Março com a África do Sul (fora e em casa) e o jogo de Junho frente ao Sudão também foi adiado, nesta fase de qualificação apesar dos adversários serem fortíssimos  e sabendo que a seleção vai dar sempre o máximo podemos contar pelos menos com a esperança da vitória nos próximos jogos e conseguir a presença no CAN?

LL- Esperança temos sempre de ter, como jogador de futebol confiando no meu trabalho e dos meus colegas tenho confiança que pode ser possível, temos quatro jogos muito importantes conhecendo os adversários, Gana é uma seleção fortíssima é claramente o favorito a vencer o grupo no próximo jogo contra nós vai jogar em casa que será mais uma dificuldade para nós, os outros jogos são mais acessíveis, apesar de não haver jogos fáceis,  com o Sudão temos a oportunidade de ficar com os três pontos em casa, a África do Sul uma seleção muito conhecida apesar de não estar no seu melhor momento podemos ir lá roubar pontos e depois vencer em casa para atingir o nosso objectivo mas neste momento com a situação do coronavírus não sabemos quando serão os jogos e como vão estar os jogadores da nossa seleção quando os jogos forem realizados.

VDSTP – Podemos avançar que relativamente as datas ainda não foram anunciadas, o CAN foi adiado de Janeiro de 2021 para Janeiro de 2022, com a indicação que passam os dois primeiros de cada grupo e que este CAN vai ter 24 equipas, em principio a CAF vai anunciar a data nos próximo mês mas os jogos serão apenas em 2021 portanto haverá tempo para os jogadores estarem em forma. Falando do momento atual o Luís tem mais ano de contrato com o Newell's Old Boys depois de terminar esse ano de contrato qual será o futuro do Luís ?
LL- Neste momento não estou a pensar no futuro tenho mais um ano de contrato, o campeonato ainda não começou, posso nem concluir esse ano de contrato, posso renovar depois de terminar o ano, tudo pode acontecer, posso continuar na Argentina, vamos ver o que o futuro reserva.
Poster de Luís Leal do seu actual clube Newell's Old Boys

VDSTP – O Luís como jogador experiente dos jogadores mais jovens da seleção nacional qual é aquele que para si tem mais potencial, que pode ter um futuro radiante pela frente? Consegue indicar algum, existe um que pode destacar-se no futuro?
LL - A seleção tem vários bons jogadores, aos mais jovens digo que é preciso acreditarem que podem chegar a um nível elevado com muito trabalho e disciplina, posso referir que os jogadores da seleção estão a trabalhar bem, tenho que falar da Harramiz que teve uma excelente época foi dos melhores marcadores do seu clube, temos o Marcos Paulo que tem muito talento e claro que temos o Pogba que é o futuro da nossa seleção.
 
Luís Leal num estágio da seleção nacional
VDSTP – O Luís é o jogador que tem mais golos oficiais ao serviço de seleção nacional,  com 6 golos em 14 jogos que é uma média muito boa,  acha que irá chegar a marca 10/12 golos pela seleção?
LL - Sim, não são números muito elevados, acredito que posso com trabalho e ajuda dos meus colegas posso alcançar esses números e até passa-los mas o mais importante é o grupo e depois é que vem a parte individual.

VDSTP - Nós agradecemos a entrevista e acima tudo o que fez prol do futebol nacional. 

quarta-feira, 15 de julho de 2020

IFAB mantém cinco substituições por mais um ano

IFAB mantém cinco substituições por mais um ano
O International Board (IFAB), organismo que redige as regras do futebol na FIFA, aprovou a possibilidade de se realizar cinco substituições por jogo na próxima temporada, ou seja até agosto de 2021.
Como justificação, o apertado calendário que todas as ligas terão em 20/21, tendo em vista que vão começar mais tarde e haverá o Euro-2020 em junho.
Pensa-se assim que será mais seguro manter a integridade física dos jogadores e o nível dos jogos. A razão principal é a emenda à lei 3 - o impacto nos jogadores e o seu bem estar.
Assim, vai manter-se a possibilidade de realizar cinco substituições, mas os treinadores dispõem apens de três interrupções durante a partida para as realizar. As alterações feitas ao intervalo não contam como interrupção e a decisão de aplicar esta medida temporária ficará ao critério do organizador de cada país.

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Aleksander Sousa assina pelo Montelavarenses

Aleksander Sousa assina pelo Montelavarenses

O avançado luso-santomense Aleksander Sousa, conhecido por Alex, é reforço do Clube de Futebol Os Montelavarenses, anunciou o clube português nas redes sociais, após passagens pela URD Tires e Alcainça AC na época passada o avançado chega ao clube do concelho de Sintra.



sábado, 11 de julho de 2020

FIFA promete fiscalizar dinheiros do fundo de apoio

FIFA promete fiscalizar dinheiros do fundo de apoio

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) confirma estar em curso o pagamento da primeira de três prestações de uma verba estimada em um milhão e quinhentos mil dólares (USD 1.500.000.000), de apoio financeiro às Federações Nacionais membros, no âmbito do denominado “Fundo de Ajuda Covid-19”, de alívio ao impacto provocado pela pandemia no futebol.
Segundo faz saber, ainda, o órgão reitor do futebol mundial, a primeira prestação do subsídio de ajuda, avaliada em 500 mil dólares, está a ser paga no presente mês de Julho, devendo a segunda tranche acontecer apenas em Janeiro de 2021. A última, de 500 mil dólares, enquadra-se na bolsa de apoio ao futebol feminino.


De forma a assegurar o uso correcto destas verbas, a FIFA deixa claro que fará uma auditoria, através do Comité Director, encarregue de solicitar toda e qualquer informação ou documentação que entender. Cabe, também, à referida entidade supervisionar o processo de recebimento, avaliação e aprovação, bem como a revisão centralizada, ampliada e adaptada da auditoria.
O apoio financeiro às Federações deve ser feito através de uma conta bancária separada da existente - exclusivamente para recepção de fundos da FIFA - de forma a facilitar o processo de auditoria e permitir relatórios e rastreabilidade mais fáceis para o destinatário. O grande objectivo, acrescenta a entidade máxima do futebol, é assegurar o uso correcto dos fundos a serem controlados via auditoria central.
Para acederem ao conhecido fundo de alívio de liquidez, as Federações Nacionais tiveram de preencher um formulário de inscrição, de acordo com os regulamentos da FIFA.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Célsio Gil renova com o Estrela de Portalegre

Célsio Gil renova com o Estrela de Portalegre
O médio santomense Célsio Moreira Gil renovou o seu vínculo por mais uma época com Sport Clube Estrela de Portalegre, o jovem de 20 anos irá para a sua segunda época ao serviço do emblema alentejano, na temporada passada onde apontou dois golos em 17 jogos até ao final antecipado da época. 


Joel Neves reforça Loures

Joel Neves reforça Loures
O médio ofensivo luso-santomense é reforço do Grupo Sportivo Loures, anunciou o clube português nas redes sociais, o futebolista de 24 anos volta a um clube já representou antes de ter passado pelo Sacavenense e Oriental, onde alinhou a época passada participando em 26 jogos marcando um golo em todas as competições. 






quinta-feira, 9 de julho de 2020

José Semedo renova com o Loures

José Semedo renova com o Loures
O avançado luso-santomense José Semedo renovou o seu vínculo por mais uma época com Grupo Sportivo de Loures, anunciou o clube português nas redes sociais, o jogador de 27 anos fez a segunda metade da temporada passada ao serviço do emblema de Loures onde apontou cinco golos em sete jogos até ao final antecipado da época.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Gil Eanes assina pelo FC Pampilhosa

Gil Eanes assina pelo FC Pampilhosa 


O avançado é reforço do FC Pampilhosa, anunciou o clube português na redes sociais, proveniente do Tocha onde na época passada apontou 11 golos em 21 jogos em todas as competições, o santomense de 24 anos conta passagens pela Académica de Coimbra B, Sporting de Pombal, Águias de Moradal e Vigor Mocidade, no FC Pampilhosa vai ser companheiro de equipa do internacional santomense Jessi Tati que vai continuar no clube como já tinha noticiado o Visão Desportiva STP.



terça-feira, 7 de julho de 2020

Badas Mendes renova pelo Agualva


Badas Mendes renova pelo Agualva 

O veterano central Osvaldo Mendes mais conhecido por “Badas” renova por mais uma época, anunciou o clube português nas redes sociais, com 39 anos irá para a sua quarta temporada ao serviço do Ginasio Clube 1ºMaio de Agualva.




sábado, 4 de julho de 2020

1ª Edição da Maratona São Tomé

1ª Edição da Maratona São Tomé 

A ilha de São Tomé terá a sua primeira maratona em 2021, a cerimónia de apresentação do evento ocorreu na passada sexta feita no Centro Cultural Brasil São Tomé e Príncipe, acto foi presidido pelo Ministro da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, Vinicio Pina, na presença de demais individualidades, em especial a Ministra do Turismo, Graça Lavres.
A Maratona São Tomé 2021, terá três categorias, nomeadamente, 10, 21 e 42 quilómetros, com partida no Distrito de Caué, passando por Cantagalo, Mé-Zochi e término em Água Grande, concretamente no Estádio Nacional 12 de Julho, são esperados cerca 300 participantes nacionais e estrangeiros pela organização.





quinta-feira, 2 de julho de 2020

Vavá renova com o Seixal 1925

Vavá renova com o Seixal 1925

O futebolista santomense Valdemar Vaz, conhecido como Vavá, renovou com o Seixal 1925 por mais uma época anunciou o clube de português nas redes sociais.
O jovem lateral ofensivo participou na temporada passada em 22 jogos em todas as competições irá cumprir a sua 3ª temporada ao serviço do Seixal 1925 depois de ter passado pelo Ginásio de Clube de Corroios.