sexta-feira, 17 de julho de 2020

Espaço Entrevista - Luís Leal

Desta vez temos no Espaço Entrevista do Visão Desportiva STP o nome maior da seleção nacional de futebol Luís Leal.


Visão Desportiva STP (VDSTP) – Boa tarde, antes de mais obrigado pela entrevista, vamos começar com a pergunta que todos os adeptos do futebol nacional fazem, o Luís Leal está com 33 anos até quando pensa representar a seleção nacional, se pudemos contar com o Luís para além desta qualificação para o CAN ?
Luís Leal (LL)  – Boa tarde, na verdade ainda não pensei sobre esse tema, neste momento sinto-me bem fisicamente, estou num bom momento de forma, penso que ainda posso dar a seleção mais uns quantos anos, enquanto estiver bem estarei disponível, não sei se vai ser possível mais uma qualificação para o CAN ou duas, não estou a pensar muito nisso mas vou dar tudo aquilo que é preciso e não vou dar metas ou compromissos de idade apenas espero continuar a dar o meu melhor.

VDSTP – Nós esperamos que continue por vários anos com as excelentes prestações que lhe são conhecidas. O Luís já representa a seleção desde 2013 nestes sete anos qual foi o momento mais alto, o momento chave, aquele que considera ser o momento mais marcante ao longo destes anos?
LL- Ao longo destes anos tive vários bons momentos, onde conseguimos fazer história para o país mas destaco a vitória sobre as ilhas Maurícias onde conseguimos o apuramento para a fase de grupos da CAN para além de subirmos no ranking da FIFA até porque foi a primeira vitória de sempre da seleção nacional fora de casa.
Jogo de estreia de Luís Leal pela seleção nacional frente a Serra Leoa em 2013
VDSTP – Tínhamos dois jogos para Março com a África do Sul (fora e em casa) e o jogo de Junho frente ao Sudão também foi adiado, nesta fase de qualificação apesar dos adversários serem fortíssimos  e sabendo que a seleção vai dar sempre o máximo podemos contar pelos menos com a esperança da vitória nos próximos jogos e conseguir a presença no CAN?

LL- Esperança temos sempre de ter, como jogador de futebol confiando no meu trabalho e dos meus colegas tenho confiança que pode ser possível, temos quatro jogos muito importantes conhecendo os adversários, Gana é uma seleção fortíssima é claramente o favorito a vencer o grupo no próximo jogo contra nós vai jogar em casa que será mais uma dificuldade para nós, os outros jogos são mais acessíveis, apesar de não haver jogos fáceis,  com o Sudão temos a oportunidade de ficar com os três pontos em casa, a África do Sul uma seleção muito conhecida apesar de não estar no seu melhor momento podemos ir lá roubar pontos e depois vencer em casa para atingir o nosso objectivo mas neste momento com a situação do coronavírus não sabemos quando serão os jogos e como vão estar os jogadores da nossa seleção quando os jogos forem realizados.

VDSTP – Podemos avançar que relativamente as datas ainda não foram anunciadas, o CAN foi adiado de Janeiro de 2021 para Janeiro de 2022, com a indicação que passam os dois primeiros de cada grupo e que este CAN vai ter 24 equipas, em principio a CAF vai anunciar a data nos próximo mês mas os jogos serão apenas em 2021 portanto haverá tempo para os jogadores estarem em forma. Falando do momento atual o Luís tem mais ano de contrato com o Newell's Old Boys depois de terminar esse ano de contrato qual será o futuro do Luís ?
LL- Neste momento não estou a pensar no futuro tenho mais um ano de contrato, o campeonato ainda não começou, posso nem concluir esse ano de contrato, posso renovar depois de terminar o ano, tudo pode acontecer, posso continuar na Argentina, vamos ver o que o futuro reserva.
Poster de Luís Leal do seu actual clube Newell's Old Boys

VDSTP – O Luís como jogador experiente dos jogadores mais jovens da seleção nacional qual é aquele que para si tem mais potencial, que pode ter um futuro radiante pela frente? Consegue indicar algum, existe um que pode destacar-se no futuro?
LL - A seleção tem vários bons jogadores, aos mais jovens digo que é preciso acreditarem que podem chegar a um nível elevado com muito trabalho e disciplina, posso referir que os jogadores da seleção estão a trabalhar bem, tenho que falar da Harramiz que teve uma excelente época foi dos melhores marcadores do seu clube, temos o Marcos Paulo que tem muito talento e claro que temos o Pogba que é o futuro da nossa seleção.
 
Luís Leal num estágio da seleção nacional
VDSTP – O Luís é o jogador que tem mais golos oficiais ao serviço de seleção nacional,  com 6 golos em 14 jogos que é uma média muito boa,  acha que irá chegar a marca 10/12 golos pela seleção?
LL - Sim, não são números muito elevados, acredito que posso com trabalho e ajuda dos meus colegas posso alcançar esses números e até passa-los mas o mais importante é o grupo e depois é que vem a parte individual.

VDSTP - Nós agradecemos a entrevista e acima tudo o que fez prol do futebol nacional. 

Sem comentários:

Enviar um comentário