FIFA promete fiscalizar dinheiros do fundo de apoio
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) confirma estar em curso o pagamento da primeira de três prestações de uma verba estimada em um milhão e quinhentos mil dólares (USD 1.500.000.000), de apoio financeiro às Federações Nacionais membros, no âmbito do denominado “Fundo de Ajuda Covid-19”, de alívio ao impacto provocado pela pandemia no futebol.
Segundo faz saber, ainda, o órgão reitor do futebol mundial, a primeira prestação do subsídio de ajuda, avaliada em 500 mil dólares, está a ser paga no presente mês de Julho, devendo a segunda tranche acontecer apenas em Janeiro de 2021. A última, de 500 mil dólares, enquadra-se na bolsa de apoio ao futebol feminino.
De forma a assegurar o uso correcto destas verbas, a FIFA deixa claro que fará uma auditoria, através do Comité Director, encarregue de solicitar toda e qualquer informação ou documentação que entender. Cabe, também, à referida entidade supervisionar o processo de recebimento, avaliação e aprovação, bem como a revisão centralizada, ampliada e adaptada da auditoria.
O apoio financeiro às Federações deve ser feito através de uma conta bancária separada da existente - exclusivamente para recepção de fundos da FIFA - de forma a facilitar o processo de auditoria e permitir relatórios e rastreabilidade mais fáceis para o destinatário. O grande objectivo, acrescenta a entidade máxima do futebol, é assegurar o uso correcto dos fundos a serem controlados via auditoria central.
Para acederem ao conhecido fundo de alívio de liquidez, as Federações Nacionais tiveram de preencher um formulário de inscrição, de acordo com os regulamentos da FIFA.
Sem comentários:
Enviar um comentário