domingo, 29 de novembro de 2020

Jéjé Vidal assina pelo Sporting CP

Jéjé Vidal assina pelo Sporting CP

O surfista santomense Jéjé Vidal  assinou pelo Sporting Clube de Portugal, o atleta de 21 anos depois de se destacar na prática do Surf no país, tendo ganho títulos nacionais em São Tomé e Príncipe, mudou-se para Portugal, chegando agora ao emblema de Alvalade. Na sua entrevista de apresentação afirmou que:
" O Sporting CP é um Clube com muita história desportiva. É uma honra e uma grande responsabilidade fazer parte desta grande família. Estou muito feliz por ser um dos surfistas que irá representar o Clube. Espero continuar aqui por muitos anos. Também fico feliz porque sei que vou representar o meu país no Clube e São Tomé e Príncipe terá muito orgulho disso".








Harramiz volta a marcar pelo Estoril Praia

 Harramiz volta a marcar pelo Estoril Praia 

O internacional santomense voltou a marcar no empate a dois entre o GD Estoril Praia e o FC Vizela, em jogo a contar para a 10ª jornada da Liga 2 Portugal SabSeg, como é conhecida a segunda divisão portuguesa, o avançado que nos últimos quatro jogos entre clube e seleção tem três golos apontados,  marcou o primeiro golo do jogo aos 19 minutos mas infelizmente para a sua equipa o FC Vizela empatou o jogo num dos instantes finais da partida, com este empate o GD Estoril Praia mantem-se no primeiro lugar com 23 pontos em 10 jogos aguardando desfecho da jornada. 



sábado, 28 de novembro de 2020

Al-Ahly vence a final do século


Al-Ahly vence a final do século

O duelo entre Al-Ahly e Zamalek entusiasmou, não só por ser a muito aguardada final, mas também por ser um duelo entre grandes rivais egípcios e duas das equipas com maior preponderância histórica no continente, que se defrontaram pela primeira vez à porta fechada.O Al-Ahly era favorito e demonstrou nos minutos iniciais da partida. Tinham passado menos de cinco minutos de jogo quando o Al-Ahly chegou à vantagem através de uma bola parada. Magdy bateu o canto e Amr Al-Sulaya apareceu ao primeiro poste para fazer o primeiro golo do jogo. A resposta do Zamalek veio através do seu capitão Shikabala, aos 31 minutos, pegou na bola e, depois de fintar um adversário do caminho, rematou com grande efeito ao ângulo da baliza adversária. 
Na segunda parte o Zamalek controlou o jogo, mas era o Al-Ahly quem chegava com mais perigo à área adversária. O empate manteve-se até ao 86 minutos, quando Mohamed Magdy se tornou o herói da final. O médio egípcio aproveitou um alívio da defesa adversária e recebeu com a coxa antes de soltar um vólei com o peito do pé que só parou dentro da baliza. 
Maior vencedor da história da competição, o Al Ahly conquistou seu nono título - os outros foram em 1982, 1987, 2001, 2005, 2006, 2008, 2012 e 2013. Zamalek e TP Mazembe vêm em seguida, com cinco títulos cada.
Os campeões africanos se juntam a Bayern de Munique, campeão europeu, Auckland City, nomeado da Oceânia, e Al-Duhail, representante do país-sede, o Qatar, entre os já confirmados no Mundial de Clubes.

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Campeonato nacional de futebol regressa em março

Campeonato nacional de futebol regressa em março 

Os campeonatos nacionais de futebol assim como as outras provas oficiais de futebol sobre a égide da federação santomense de futebol (FSF) têm início previsto para o segunda semanas de março de 2021, avançou Óscar Baía, porta voz do órgão federativo, informando que irá depender das incidências da pandemia de Covid-19, declarações feitas a margem do encontro de uma delegação da FSF com o presidente do governo regional do Príncipe, Felipe Nascimento, na cidade de Santo António.
A FSF opta por manter a calendarização das suas provas inalterada, começando em março e acabando em dezembro como tem sido hábito ao longo das últimas temporadas futebolísticas.




São Tomé e Príncipe desce no ranking FIFA

São Tomé e Príncipe desce no ranking FIFA

A seleção nacional desceu cinco lugares no Ranking da FIFA saindo da 182ª posição para 187ª com 914 pontos, de acordo com a atualização feita pelo organismo que rege o futebol mundial, referente ao mês do novembro do ano em curso. A tabela é liderada pela Bélgica, com 1780 pts, seguida da França (2º com 1755), Brasil (3º/1743), Inglaterra (4º/1670) e Portugal (5º/1662).

Entre os africanos, o Senegal no 20º lugar, com 1558 pontos, é o africano melhor classificado, seguido pela Tunísia (26º/1503), Argélia na 31ª posição (1488 pontos), Nigéria (35º/1474), Marrocos (35º/1474).

Na CPLP para além do Brasil, terceiro colocado e Portugal 5º segue Cabo Verde (81°/1306), Moçambique (106º/1185), Guiné-Bissau (120°/1146), Angola (125°/1134), Guiné-Equatorial (134°/1097) e Timor-Leste (197°/879).




Árbitros santomenses nomeados para jogo da taça da confederação

Árbitros santomenses nomeados para jogo da taça da confederação 

Três árbitros santomenses foram nomeados pela Confederação África de Futebol (CAF) para o jogo da taça da confederação entre os equato-guineenses do Futuro Kings FC e os nigerianos do Rivers United no próximo dia 28 em Mongomo na Guiné-Equatorial, a equipa terá como árbitro principal santomense, Esterline Género, primeiro auxiliar o santomense Belmiro Reis, segundo auxiliar o Gabonês, Marlaise Ditosa Boris, quarto árbitro o santomense Auladyo Paris e como comissário o congolês da RDC, Jean Didier Malunga.

Esterline Género santomense árbitro com as insígnias da FIFA irá dirigir mais uma partida internacional como tem feito ao longo dos últimos anos. 



domingo, 22 de novembro de 2020

Meeting António Menezes

Meeting António Menezes

Realizou-se no passado domingo no estádio nacional 12 de Julho, a primeira edição do meeting António Menezes em memória do antigo Presidente da federação santomense de atletismo (FSA) e secretário-geral do comité olímpico de São Tomé e Príncipe (COSTP), falecido no último Agosto, a organização do evento foi da FSA e do COSTP 
Disputaram-se as seguintes provas: 60, 100, 400 e 1500 metros, salto em comprimento e lançamento de peso, em masculino e feminino.



Jessi Tati marca na goleada do FC Pampilhosa

Jessi Tati marca na goleada do FC Pampilhosa

O internacional santomense marcou na vitória do FC Pampilhosa, em jogo a contar para 11ª jornada da divisão de elite da AF de Aveiro - Campeonato SabSeg, o avançado entrou aos 79 e apontou aos 87 minutos o último golo da vitória por 3 a 0 sobre a GD Gafanha SAD, ainda no FC Pampilhosa o avançado santomense Gil Eanes foi titular jogando até aos 68 minutos quando foi substituído, com este resultado o FC Pampilhosa está no quarto lugar da classificação com 14 pontos em 9 jogos.



sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Dupla santomense com desafio frente ao FC Porto

Dupla santomense com desafio frente ao FC Porto

O GD Fabril, dos santomense de "Jú" Leonildo Soares e Adjeil Neves, tem neste sábado, em jogo a contar para 3ª eliminatória da Taça de Portugal, como adversário o FC Porto campeão nacional português e vencedor da taça de Portugal. Na véspera do jogo a Visão Desportiva STP trocou uma algumas palavras com os dois jogadores fazendo duas perguntas. Quais eram as expetativas para o jogo? E como sentiam o plantel? Ansioso, concentrado ou expectante?

O primeiro a responder foi "Jú" Leonildo Soares, o atleta de 28 anos, internacional santomense, que chegou esta temporada ao GD Fabril, que apesar de não ter sido escolha para os últimos jogos da seleção nacional tinha sido presença assídua nas convocatórias anteriores, conta com passagens por vários clubes em Portugal também pelo Bangladesh e Finlândia, disse que:
"Sabemos que vai ser um jogo bem difícil para nós, jogar contra o campeão nacional não é fácil, temos os pés bem assentos na terra, sabemos das dificuldades, mas iremos fazer o nosso melhor porque 11 contra 11 tudo é possível, nunca entramos dentro de campo à pensar na derrota", ainda acrescentou que "existe alguma ansiedade, pois não é todos os dias que temos uma oportunidade destas mas que concentrado estamos sempre". 

Fizemos as mesmas perguntas a Adjeil Neves, que aos 24 anos depois de vários anos no Alcochetense, também chegou este ano ao GD Fabril disse que: "Temos todos à noção que vai ser um jogo complicado mas vamos fazer os possíveis para tornar o jogo do Porto complicado e tentarmos criar surpresas ao longo do jogo e para isso temos que estar todos focados a 100% o jogo todo e assim criar surpresa na taça" acrescentou que "estão todos com vontade mas é importante manter a calma e aproveitar o momento que é já amanhã e dar-mos o nosso melhor porque no grupo há muita qualidade e todos vão querer mostrar o valor que tem mas o importante vai ser um todo".


Os dois jogadores têm sido escolhas habituais na equipa que atua no campeonato de Portugal,"Jú" Leonildo Soares é um dos totalistas da formação do Barreiro tendo jogado os 8 jogos da temporada marcando um golo enquanto que Adjeil Neves participou em 6 jogos sempre como titular tendo marcado um golo. O jogo será este sábado ás 14h30.








quarta-feira, 18 de novembro de 2020

As derrotas frente a África do Sul deixam São Tomé e Príncipe fora do CAN

As derrotas frente a África do Sul deixam São Tomé e Príncipe fora do CAN

As derrotas frente a África do Sul deixam São Tomé e Príncipe sem hipóteses de conseguir o apuramento para o CAN 2022, neste momento a seleção nacional encontra-se no último lugar do grupo C sem pontos somados a única das 48 equipas que participa nesta fase de qualificação que ainda não pontuou, no outro jogo do grupo o Sudão venceu o Gana por 1 a 0 mantendo intactas as suas hipóteses de apuramento. Recorde-se que a próxima jornada de qualificação para a CAN 2022 é apenas em Março de 2020 frente ao Susão e ao Gana, que os falcões e papagaios aproveitem os próximos meses para fazerem jogos amigáveis para preparar de melhor forma estes jogos.



segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Golos nos últimos minutos impedem surpresa de São Tomé e Príncipe

Golos nos últimos minutos impedem surpresa de São Tomé e Príncipe 

Num encontro de alta intensidade, os falcões e papagaios ficaram a poucos minutos de fazer uma surpresa no Estádio Nelson Mandela Bay em Port Elizabeth, a seleção nacional entrou bem no jogo pressionando alto os sul-africanos que ficaram visivelmente surpreendidos com a entrada em jogo do combinado nacional que chegou ao golo através do capitão "Jocy" Joazhifel Sousa Pontes aos 12 minutos na sequência de um pontapé de canto, o jogo continuou dividido com oportunidades dos dois lados mas foi a África do Sul a marcar por Zwane aos 39 minutos após assistência de Furman assim o jogo chegou empatado ao intervalo.
A segunda parte foi ainda mais emocionante que a primeira com as oportunidades de golo a continuarem de parte a parte até que os 70 minutos Tau num lance individual faz o 2 a 1 contudo cinco minutos depois Harramiz iguala novamente o marcador com grande cabeceamento após um belo cruzamento de "Tinho" Aderito da Mata mas infelizmente aos 81 minutos Ivonaldo foi expulso, com inferioridade numérica os Bafana Bafana foram letais marcando dois golos em dois minutos novamente por Tau e Zwane fazendo ao resultado final de 2 a 4. 
Com esta derrota São Tomé e Príncipe está eliminado da CAN 2020 mas ainda tem dois jogos para realizar ambos em Março o primeiro em casa contra o Sudão.


4ª jornada do grupo C de qualificação para o CAN 2022
Estádio Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth, África do Sul 

São Tomé e Príncipe - 2 (Jocy 12'; Harramiz 75')
África do Sul- 4 (Themba Zwane 39', 87'; Percy Tau 70', 88')


São Tomé e Príncipe: Aldair Almeia "Primo", Dilson Quaresma, Ivonaldo Viegas, Edley Montóia "Vava Pequeno", Jardel Nazaré, Lúcio Oliveira (74' Jockeleny Carvalho "Iniesta"), Joazhifel Sousa Pontes "Jocy", Harramiz Soares, Edmilson Viegas(46' Aderito da Mata"Tinho" ), Joel Neves (88' Eduardo Varela "Pogba"), Luís Leal

África do Sul: Williams, Morena, Lakay, Lebusa, Hlatshwayo , Furman, Zungu, Zwane (90' Madisha), Dolly (71' Singh), Manyama (71'Erasmus), Tau.




domingo, 15 de novembro de 2020

Os PALOP na terceira jornada de qualificação para o CAN 2022

Os PALOP na terceira jornada de qualificação para o CAN 2022

Na terceira jornada da qualificação  para o CAN do ano 2022, iniciou na passada quarta-feira, dia 11 de novembro e terminou ontem sábado, 14 de Novembro.

Os Países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP) tiveram sortes diferentes na terceira jornada de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN-Camarões 2022.

Na quarta-feira dia 11, entraram em campo a Guiné-Bissau que foi derrotada no Senegal por 2-0, e a Guiné Equatorial que foi a Líbia ganhar por 3 a 2 numa reviravolta épica nos últimos minutos de jogo.

Na quinta-feira, dia 12, Moçambique foi goleado pelos Camarões  por 4-1, na sexta-feira, dia 13, São Tomé e Príncipe foi derrotado pela África do Sul por 2 a 0 e ontem, dia 14, Angola empatou na RD Congo a zero.
A quarta jornada começa hoje e prolonga-se até dia 17.

Recorde-se que São Tomé e Príncipe no integra o grupo C com Sudão, Gana e África do Sul, a Guiné-Bissau o grupo I com Eswatini, Senegal e Congo Brazzaville, Moçambique no grupo F com Cabo Verde, Camarões e Ruanda, Angola está no grupo D com Gâmbia, Gabão e República Democrática do Congo e a Guiné-Equatorial figura no grupo G com Tanzânia, Egipto e Líbia.



sábado, 14 de novembro de 2020

São Tomé e Príncipe apesar da boa réplica não consegue evitar a derrota

São Tomé e Príncipe apesar da boa réplica não consegue evitar a derrota

Num encontro de nível técnico baixo para o que era esperado tendo em conta os intervenientes, os falcões e papagaios conseguiram controlar o combinado sul-africano longe da sua baliza desferindo rápidos contra-ataques na primeira parte prova diss são as oportunidades aos 9,37e 38 minutos. Na segunda parte os Bafana Bafana vieram com outras ideias aos 55 minutos conseguiram marcar através de uma grande penalidade duvidosa covertida por Percy Tau, logo a seguir da saída de Aldair Almeida "Primo" por lesão entrando para seu lugar Nilson Tati, em desvantagem o combinado nacional teve que expor-se aos ataques rápidos dos sul-africanos com as defesas de Nilson Tati mantendo a equipa em jogo, aos que aos 78 minutos o árbitro não vê uma mão clara dum jogador sul-africano que seria penalty sem margem para dúvidas, África do Sul conseguiu chegar ao 2 a 0 aos 90 minutos por Zungu num cabeceamento na sequência de um pontapé de canto. Registaram-se neste jogo mais duas estreias na seleção nacional as de Edmilson Viegas e de Joel Neves.

3ª jornada do grupo C de qualificação para o CAN 2022

África do Sul- 2 (Percy Tau 55'gp, Zungu 90')
São Tomé e Príncipe - 0

África do Sul: Williams, Morena, Maela, Lebusa, Hlatshwayo , Furman, Mokotjo(66' Zungu), Zwane(90+4' Madisha), Dolly(90+5 Singh), Manyama, Tau.


São Tomé e Príncipe: Aldair Almeia "Primo"(54' Nilson Tati), Dilson Quaresma, Ivonaldo Viegas, Edley Montóia "Vava Pequeno", Jardel Nazaré, Lúcio Oliveira, Joazhifel Sousa Pontes "Jocy", Harramiz Soares, Edmilson Viegas(71' Ronaldo Afonso), Joel Neves ( 88' Jockeleny Carvalho "Iniesta"), Luís Leal.





quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Falcões e Papagaios com árdua tarefa nesta dupla jornada de qualificação

Falcões e Papagaios com árdua tarefa nesta dupla jornada de qualificação

A seleção nacional do futebol tem como adversário nesta dupla jornada a sua congénere da África do Sul (Bafana-Bafana) no duplo compromisso de qualificação para o Campeonato Africano das Nações CAN-Camarões 2022, referente à 3ª e 4ª jornada nos dias (13 e 16 do corrente mês). Os dois jogos serão em solo sul-africano, o primeiro será no Estádio Moses Mabhida, em Durban, às 19h00 e o segundo no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, às 13h00.

Para estas partidas o selecionador nacional, Adriano Eusébio, tem 20 jogadores a sua ordem para o embate entre ambas os dois conjuntos.

O portal desportivo Visão Desportiva STP pode informar que a caravana santomense já está na cidade de Durban onde irá realizar um único trino adaptação ao relvado do Estádio de Moses Madhiba.

A dupla jornada será completamente difícil e complicada para os falcões e papagaios, uma vez que vão defrontar uma formação que ocupa a 72ª posição no Ranking da FIFA, enquanto que a formação santomense está no lugar 182.

Nas duas jornadas já realizadas, o África do Sul 3 pontos, fruto de uma derrota por [2-0] frente ao Gana e uma vitória por [1-0] ao Sudão. Os Falcões e Papagaios ainda não somaram pontos, fruto de duas derrotas [4-0] frente ao Sudão e [0-1] frente ao Gana.





William Barbosa a novidade no staff da seleção nacional

 William Barbosa a novidade no staff da seleção nacional

Uma das novidades que se fez notar nos treinos e na partida da seleção nacional para a África do Sul, foi a presença do antigo internacional santomense William Barbosa, que veio preencher uma lacuna há muito verificada na equipa técnica da seleção nacional, a de preparador físico, em declarações á Visão Desportiva STP o novo preparador físico da  seleção nacional.

"Chegou a hora de dar o meu contributo como um membro da equipa técnica especificamente como preparador físico .depois de alguns cursos feito fora na Europa e Brasil e a bagagem que vivenciei como atleta profissional de futebol aprendi muito e sempre foi o meu ponto forte procurava estar bem fisicamente sempre."- afirmou William Barbosa 

Acrescentou ainda que irá juntar útil ao agradável, pois  percebe o que os nossos jovens jogadores seja da seleção principal ou de outros escalões precisam para melhorarem o seu condicionamento físico porque já viveu a realidade que eles vivem aqui no país e já tinha realizado um grande trabalho pela seleção de STP sub18 em Portugal em 2019 na cidade de futebol  num estágio de 1 semana onde realizaram jogo amigável  contra seleção portuguesa sub18.





quarta-feira, 11 de novembro de 2020

CAF confirma os jogos da selecão nacional em solo sul-africano

 CAF confirma os jogos da selecão nacional em solo sul-africano

A África do Sul e São Tomé e Príncipe concordaram em jogar as duas partidas de qualificação do Grupo C da CAN em solo sul-africano, nos dias 13 e 16 de novembro.
Referindo-se à pandemia do coronavírus, a CAF disse que não tinha objeções a um país sediar os dois jogos ou a um país neutro ser usado para os jogos consecutivos.
São Tomé e Príncipe é o único país entre 48 a conceder vantagem do factor casa, embora a República Centro-Africana (instabilidade) e o Sudão do Sul (renovação de estádios) tenham sido forçados a receber as eliminatórias em estádios neutros.
A África do Sul concordou em pagar as despesas de viagem e alojamento a São Tomé, cujo apelido 'Falcões e Papagaios' é um dos mais apelativos do futebol africano.
Os Bafana Bafana defrontam São Tomé, no terreno do Moses Mabhida, na sexta-feira, 13 de Novembro, num jogo cujo pontapé de saída terá lugar pelas 19h00 antes de viajarem a Port Elizabeth para defrontar os mesmos adversários, a partida no Nelson Mandela Bay começa às 13h de segunda-feira, 16 de novembro.
Fonte: CAF



terça-feira, 10 de novembro de 2020

CAF anuncia regras para os jogos de qualificação para a CAN durante a pandemia

CAF anuncia regras para os jogos de qualificação para a CAN durante a pandemia

A Confederação Africana de Futebol (CAF) divulgou as regras a serem implementadas nos jogos da 3ª e 4ª jornadas de qualificação para a Taça das Nações Africanas – CAN 2021, as primeiras a serem disputadas num período caracterizado pela pandemia da Covid-19. As regras incluem questões relacionadas com o jogo, tendo sido atualizadas as medidas relacionadas com a presença dos espectadores nos jogos que anteriormente foram anunciados que iriam decorrer à porta fechada.
Com efeito, estas regras emitidas pelo Comité Organizador da Taça das Nações Africanas, de acordo com as regras de jogo da FIFA, referem-se em particular às condições de realização de jogos, ao número de substituições autorizadas e às condições de adiamento ou cancelamento das partidas.
A CAF dá a conhecer que apenas os casos não previstos nestas regras especiais da COVID-19 e no regulamento de competições serão considerados casos excecionais, os quais serão decididos pela Comissão Organizadora da competição.
Em relação ao jogo e aos jogadores, o Comité Organizador do CAN, decidiu o seguinte:
• Cada partida deve ser jogada se a equipe tiver pelo menos onze (11) jogadores (incluindo um guarda-redes) e quatro (4) substitutos.
• Se uma equipa não puder viajar para o país anfitrião e / ou local de uma partida devido a qualquer motivo de viagem ou outra restrição relacionada ao COVID-19, a equipe em questão será considerada como tendo perdido a partida por 2-0.
• Se uma equipa não tiver o número mínimo de jogadores necessários, pelo menos onze (11) jogadores (incluindo um guarda-redes) e quatro (4) suplentes), a equipe em questão será considerada como tendo perdido a partida por 2-0.
• O número de substituições autorizadas é limitado a cinco (5) jogadores por equipa. Cada equipa terá três oportunidades de fazer essas substituições durante a partida.

Fonte: CAF



Jelson Mateus volta marcar pelo GD Águias de Camarate

 Jelson Mateus volta marcar pelo GD Águias de Camarate 

O jovem santomense voltou a marcar pelo GD Águias de Camarate na vitória por 3 a 2 frente ao Fontainhas, em jogo a contar para 6ª jornada da 2ª divisão da AF Lisboa, o médio foi titular jogando até aos 83 minutos quando foi substituído, marcou o primeiro golo do jogo fazendo assim o gosto ao pé pelo segundo jogo consecutivo, ainda no GD Águias de Camarate Waldimilson Mendes não foi opção estando  recuperar de lesão, com este triunfo o Águias de Camarate chega aos 8 pontos em 4 jogos estando no 6º lugar da classificação. 



segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Eurídice Semedo Medeiros eleita presidente da federação santomense de atletismo

 Eurídice Semedo Medeiros eleita presidente da federação santomense de atletismo 

A antiga atleta foi eleita por aclamação neste sábado como a nova presidente da santomense de atletismo sucedendo ao malogrado António Menezes no cargo.
Eurídice Semedo antiga velocista era até então vice presidente da federação, aos 37 anos, a ainda recordista nacional dos 800 e 1500 metros estará a frente dos destinos desta federação desportiva nos próximos anos.




Gil Eanes estreia-se a marcar pelo FC Pampilhosa

 Gil Eanes estreia-se a marcar pelo FC Pampilhosa 

O avançado santomense marcou o seu primeiro golo pelo FC Pampilhosa no empate a 1 golo frente ao SC Fermentelos, em jogo a contar para a 9ª jornada do Campeonato SabSeg zona sul da AF de Aveiro, o avançado foi titular jogando os 90 minutos marcou o primeiro golo do encontro ainda no FC Pampilhosa o avançado internacional santomense Jessi Tati foi suplente utilizado entrando aos 78 minutos, com este empate o FC Pampilhosa Praia chega aos 8 pontos em 7 jogos estando no 6º lugar da classificação.


Leonildo Soares "Jú" marca no empate do GD Fabril

 Leonildo Soares "Jú" marca no empate do GD Fabril 

O internacional santomense marcou no empate a 2 golos entre o GD Fabril e o Olímpico do Montijo, em jogo a contar para a 5ª jornada da série G do Campeonato de Portugal, o lateral foi titular jogando os 90 minutos e marcou o último golo do jogo fazendo o resultado final da partida ainda no GD Fabril o santomense Adjeil Neves foi suplente não utilizado, com este empate o GD Fabril está no 9º lugar da classificação com 3 pontos em 4 jogos. 



domingo, 8 de novembro de 2020

Harramiz marca na vitória do Estoril Praia

 Harramiz marca na vitória do Estoril Praia

O internacional santomense marcou o único golo do jogo entre o GD Estoril Praia e o UD Oliveirense, em jogo a contar para a 9ª jornada a Liga Portugal 2 SabSeg, como é conhecida a segunda divisão portuguesa, o avançado marcou o tento decisivo do encontro aos 16 minutos, foi considerado o melhor em campo, com este triunfo o Estoril Praia chega aos 19 pontos alcançando o segundo lugar da classificação, recorde-se que Harramiz Soares faz parte da convocatória da seleção nacional para o duplo confronto frente  a África do Sul. 





Espaço Entrevista - Renilke Quaresma

 Esta semana no espaço entrevista da Visão Desportiva temos Renilke Quaresma, também conhecido como Garay, guarda-redes do FC Porto Real, último vencedor da taça de São Tomé e Príncipe.

Visão Desportiva STP (VDSTP) - Boa tarde obrigado pela entrevista, conta-nos um pouco da tua carreira quais foram os clubes por onde passaste até hoje?

Renilke Quaresma (RQ ) - Eu é que agradeço, bom comecei no Inter Bombom mas a meia dessa temporada mudei para o Santana FC que estava com deficit de guarda redes onde fiquei 5 épocas e meia depois fui para Caixão Grande em 2017 onde fiz uma temporada, no ano seguinte recebi uma boa proposta do Vitória de Riboque,  os convites não faltavam e em 2019 foi convidado pelo Porto Real, quando cheguei estavam mesmo a precisar de um guarda redes, fiz uns testes demonstrando o meu valor nos treinos, desde que estou no Porto Real fomos vencedores da taça de São Tomé e Príncipe e no campeonato fomos vice-campeões regionais.

Renilke ao serviço do Santana FC

VDSTP - Esta época vais continuar no FC Porto Real, tens alguma proposta para mudar ou ainda não sabes?
RQ - Posso dizer que vou ficar mais uma temporada no FC Porto Real.

VDSTP - Dizem que a posição de guarda-redes está em crise no futebol nacional por falta de qualidade para a posição achas isso é verdade?
RQ - Para mim é mentira, o que falta é vontade e empenho dos jovens, agora muitos não querem ser guarda redes, pois acham que sendo guarda redes não vão ter tanto sucesso não vão brilhar e demoram a chegar seleção por isso é que digo que não há falta de qualidade o que existe é falta de vontade mesmo sabendo que não é fácil, outra situação que podia reverter a situação seria abrir uma escola de guarda redes porque cada vez há menos jovens para a posição como se diz hoje em dia ninguém quer bater com rabo no chão.

Renilke com as cores da seleção nacional

VDSTP -Já representaste a seleção nos escalões jovens ainda tens esperança de jogar pela seleção principal? 

RQ - A minha ambição como jogador foi sempre essa de representar a bandeira nacional, felizmente tive essa possibilidade duas vezes (nos jogos da lusofonia na India em 2014) e foi um sentimento muito bom, não temos aquele dinamismo, aquela força nos jogos internacionais, acredito que um dia ainda posso conseguir.

VDSTP - Qual é o teu prognóstico para os jogos da seleção contra África do Sul?
RQ - Acredito que podemos ter bons resultados, nos dois jogos ter um bom futebol como sabemos o objetivo do futebol é a vitória mesmo que for 1 a 0 e 1 a 0 em cada partida para mim seria óptimo ver a nossa seleção a vencer e fazer aqueles que estão sempre a criticar acreditar que podemos chegar mais longe.

VDSTP - Daquilo que conheces do futebol região do Príncipe quais são os melhores jogadores atualmente?
RQ - Aqui temos vários jogadores que podem chegar a seleção, temos o Gastão, Lito, Emerson, Zeli, Gilson, Negrito e Artur o avançado.

VDSTP - Para a terminar qual é o teu ídolo no futebol e na tua posição?
RQ - Oblak atualmente para mim é o melhor na posição, o melhor do mundo

VDSTP - Para acabar qual é a mensagem que queres deixar?
RQ - A mensagem que vou deixar é que as condições melhorem e que na próxima temporada haja profissionalismo por parte de todos a começar pelos dirigentes e arbitragem que não levem as coisas só para um lado e não desequilibrem o campo pois todos em campo damos o nosso melhor para o resultado ser justo. 




sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Seleção nacional de futebol não vai defrontar África do Sul em território nacional

Seleção nacional de futebol não vai defrontar África do Sul em território nacional 


A federação de futebol da África do Sul informa no seu site o seguinte:
A Federação de Futebol da África do Sul (SAFA) e a Federação Santomense de Futebol (FSF) assinaram oficialmente um Memorando de Entendimento (MDE) concordando que a primeira sediará as duas jornadas da qualificação da CAN Camarões 2021, que se realizará em 2022, em 13 e 16 de novembro de 2020.
Os dois países concordaram mutuamente que, devido à pandemia covid-19 em curso, era do interesse dos dois que fizessem tudo ao seu alcance para salvaguardar os interesses dos jogadores e dirigentes. Portanto, ambas as partes concordaram que os jogos da terceira e quarta jornada serão disputados na África do Sul.
As duas nações concordaram que este arranjo histórico, transmitido à CAF, foi precipitado pela restrição de voos dentro do continente africano e pelos perigos para a saúde representados pela pandemia do coronavírus.
Parte do MDE diz que as duas partes concordaram em cooperar entre si para garantir a boa continuidade da fase de qualificação CAN 2021 e, portanto, chegaram a um acordo para jogar as duas partidas na África do Sul.
''A FSF compromete-se a jogar o seu jogo em casa no território da Segunda Parte (África do Sul) e a SAFA compromete-se a acolher os jogos em casa e fora no seu território '', lê-se no MDE.
A este respeito, a SAFA compromete-se a suportar as despesas de deslocação (voo de ida e volta) da FSF e dos seus funcionários.
A SAFA compromete-se ainda a suportar as despesas de alojamento da FSF e dos seus dirigentes durante o período que considerar necessário.
O MDE também diz que a FSF se compromete a seguir todas e quaisquer regras do protocolo de saúde aplicáveis ​​no território da Segunda Parte (África do Sul).
Em conclusão, as partes concordaram que este MDE será regido pelas leis da África do Sul.
''Todas as disputas em relação a este MDE, incluindo disputas relativas à sua conclusão, efeito vinculativo, alteração, violação ou rescisão, medida cautelar urgente ou medida cautelar semelhante devem ser prontamente resolvidas entre as partes por negociação, '' concluiu o MDE.





quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Zamalek vence e haverá derby do Cairo na final da Liga dos Campeões Africana

 Zamalek vence e haverá derby do Cairo na final da Liga dos Campeões Africana  

O Zamelek venceu o Raja Casablanca na 2ª mão da meia final da liga dos campeões por 3 a 1 confirmando a presença na final da competição depois de ter vencido na 1ª mão por 1 a 0, quanto a partida da 2ª mão, que já tinha sido adiada por duas vezes devido a casos de Covid-19 na equipa do Raja Casablanca, os marroquinos até marcaram primeiro fazendo o 1 a 0 igualando a eliminatória mas não conseguiu suportar a pressão dos egípcios que deram a volta ganhando por 3 a 1 com destaque para os dois golos de Mostafa Moahamed, 
A final marcada para dia 27 de novembro já apelidada de derby do século será disputada pelos arqui-rivais do Cairo, os dois clubes de maior sucesso no Egipto e em África. Ahly e Zamalek foram nomeados pela Confederação Africana de Futebol (CAF) como o primeiro e o segundo clubes africanos do século 20, respectivamente. Normalmente, o derby é disputado duas vezes por temporada, com 2 partidas na Premier League egípcia, mas não é incomum as equipes enfrentaram-se na Taça do Egipto, especialmente na final,  na competição de clubes mais prestigiada da África, a Liga dos Campeões Africana será a primeira final entre ambos, na primeira vez que duas equipas do mesmo país defrontam-se na final, depois da Europa e da América do Sul e a vez do continente africano ter uma final continental entre clubes da mesma cidade. 



segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Aylton Boa Morte marca na derrota do Portimonense

 Aylton Boa Morte marca na derrota do Portimonense 

O luso-santomense apontou o seu primeiro golo na liga portuguesa esta época, na derrota do Portimonense por 2 a 1 frente ao Santa Clara, em jogo a contar para a 6ª jornada da Liga Nos como é conhecida a primeira liga portuguesa, o avançado marcou o golo aos 66 minutos que não evitou novo desaire com este resultado o Portimonense mantém o 16º e antepenúltimo lugar da classificação.