sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Luso-Santomense é campeão do mundo de Judo

Luso-Santomense é campeão do mundo de Judo 

Jorge Fonseca é campeão do mundo de judo depois de um sétimo lugar conquistado nos anteriores mundiais, conquistou o título mundial na categoria de -100 kg, ao vencer o russo Niyaz Ilyasov na final da competição, disputada em Tóquio. 


Nascido em São Tomé e Príncipe a 30 de outubro de 1992, chegou a Portugal aos 11 anos. Ainda jogou à bola com os outros miúdos na rua, "mas não tinha jeito nenhum"e começou a praticar judo numa escola na Damaia. Foi lá que Pedro Soares do Sporting o seduziu para a modalidade. "O meu treinador, o Pedro Soares, dava aulas na escola da Damaia. Ia olhando pela janela para ver como era, no dia a seguir voltava... Fui começando a gostar. Ainda não era assim nada de especial, mas pedi autorização à minha mãe e fui experimentar. Sabes, eu não era assim, era um bocado gordinho... Comecei a investir no trabalho do meu corpo para ser um grande judoca", recordou em tempos em declarações ao Observador




O judoca acaba o combate a dançar e é em festa que quer ser recebido. "Quero ser recebido em festa, todo o mundo a dançar e a viver. É isso que eu quero", exclamou o primeiro judoca português a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais, em declarações à Lusa, instado a justificar a sua celebração, após o triunfo. 

Jorge sonha ganhar os Jogos Olímpicos de Tóquio2020: " Tenho de acreditar que vou conseguir.  Afirma como o seu próximo objectivo.

Antevisão da 1ª fase de qualificação africana para o Mundial FIFA Qatar 2022


A emoção está de volta com a qualificação africana para o Mundial FIFA Qatar 2022, especialmente com os embates para a primeira fase que será realizada a partir de segunda-feira. Há algo de especial nos 14 embates, que apresentam derbies,  reencontros e partidas históricas.

Depois de analisar o sorteio, a lenda do futebol ganês Anthony Baffoe identificou o duelo da África Ocidental entre a Libéria e a Serra Leoa como a escolha dos 14 embates. "Os países produziram dois dos grandes jogadores do continente: George Weah e Mohamed Kallon, respectivamente", disse o ex-Black Star.

"Gâmbia / Angola e  o Botswana / Malawi também serão confrontos interessantes", acrescentou. "O encontro entre duas selecções que estiveram na CAN 2019 Burundi e Tanzânia também deve ser emocionante."

Os embates serão disputados em duas fases, a serem realizadas entre 2 e 10 de setembro de 2019. Os 14 vencedores se juntarão às 26 principais equipes do continente, que ficaram isentas da primeira rodada, para formar o grupo de 40 equipes que disputarão a segunda fase.

Os embates

Etiópia-Lesoto, velhos inimigos se reencontram
O último encontro oficial entre os dois foi uma eliminatória da Copa das Nações Africanas de 2017, que terminou em uma vitória por 2 a 1 para os etíopes, com todos os três golos de golos verdadeiramente espectaculares.

Somália-Zimbábue, de extremos opostos do Ranking
O Zimbábue é o melhor classificado entre as 28 equipes que disputam a primeira rodada no Ranking FIFA de Julho de 2019, com 112º lugar. Em contrapartida, a Somália é a mais baixa das juntas, elevando a retaguarda na África na 202ª posição, que compartilham com a Eritreia.

Eritreia-Namíbia, uma conclusão precipitada?
Outro choque de opostos com qualificação surpresa para CAN deste ano, a Namíbia, deverá vencer os eritreus, a equipe africana mais baixa do Ranking Mundial da FIFA.

Burundi-Tanzânia, confronto entre rivais
A julgar pelas recentes participações na CAN, que viu o Burundi estrear na competição e a Tanzânia sua primeira aparição em 39 anos, esse empate deve ser um dos mais equilibrados da primeira eliminatória. O duelo entre o atacante Mbwana Samatta da Tanzânia e o atacante do Burundi, Fiston Abdul Razak, será o único de assistir.

Djibuti-Eswatini, vingança no ar
Este jogo oferece ao Djibuti a oportunidade de vingar suas derrotas por 6-0 e 2-1 com Eswatini nas eliminatórias para a Rússia 2018.

Botswana-Malawi, boas lembranças para o Malawi
Foi contra o Botswana que o Malawi alcançou sua vitória internacional recorde, uma vitória por 8-1 em 13 de julho de 1968, resultado que também é a maior derrota de todos os tempos no Botswana.

Gâmbia-Angola, a experiência pode ser crucial
Das 28 equipes em acção no primeiro turno, Angola é - juntamente com o Togo - as únicas a disputar a Copa do Mundo, ambas em 2006 na Alemanha. Enquanto isso, a Gâmbia nunca participou sequer na CAN.

Libéria-Serra Leoa, uma rivalidade renovada
Um dos poucos derbies genuínos no primeiro turno. "Eles não terão que viajar muito para jogar um com outro", disse Baffoe na cerimonia do sorteio.

Ilhas Maurícias-Moçambique, história em construção de novo?
Os mauritanos têm boas lembranças de jogar em Moçambique, os ilhéus os venceram por 1 a 0 e registaram sua primeira vitória nas eliminatórias da CAN em 2015. Eles podem repetir o feito numa partida eliminatória para o Mundial?

São Tomé e Príncipe-Guiné-Bissau, uma batalha de duas nações de língua portuguesa
Existem seis países africanos onde o português é uma língua oficial. São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau são dois deles.

Sudão do Sul-Guiné Equatorial, uma questão para resolver
Contra o Botswana e o Malawi, a Guiné Equatorial registou sua maior vitória de todos os tempos contra o sul do Sudão: uma vitória por 4-0 em uma eliminatória da CAN de 2017.

Comores-Togo, juntos novamente
Comores e Togo se encontrarão no primeiro turno, tendo sido sorteados na primeira rodada das eliminatórias da CAN de 2021.

Chade-Sudão, o derby do oeste
Além da Libéria-Serra Leoa, este é o outro derby na primeira fase. Chade e Sudão são vizinhos e a rivalidade entre as duas equipes nacionais é intensa.

Seychelles-Ruanda, o primeiro embate
Os dois lados nunca se enfrentaram numa partida oficial antes, com as Seychelles buscam sua primeira vitória em uma campanha da Copa do Mundo.


 Como foi referido anteriormente desta primeira fase sairão as 14 selecções vencedoras que se juntarão aos 26 combinados nacionais isentos da primeira fase, que serão sorteadas para a fase de grupos. Ou seja, ao todo, serão 40 selecções a disputar a segunda fase de qualificação ao Mundial de 2022. Elas estarão divididas em 10 grupos de quatro selecções cada, onde jogarão entre si durante seis jornadas (casa e fora). O sorteio será feito a partir de quatro potes, separados em função do ranking FIFA.

Na segunda fase serão apurados apenas os primeiros classificados de cada grupo para a última eliminatória onde os jogos serão disputados no sistema de eliminatória única à duas mãos. O sorteio desses jogos será feito com base em dois potes, em que no primeiro vão ficar as cinco melhores classificadas do ranking FIFA e as restantes no segundo pote (a primeira mão será jogada em casa da selecção menos cotada). Os vencedores destes jogos ganharão o direito de representar o continente africano no Campeonato do Mundo do Qatar, a ter lugar entre os dias 21 de Novembro e 19 de Dezembro de 2022.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Canoistas santomenses conseguem o ouro


Canoistas santomenses conseguem o ouro 

A dupla de canoistas santomenses  Buly Triste e Roque Ramos vencem a medalha de ouro na disciplina de C2 1000m nos Jogos Africanos e conseguem apuramento para os jogos olímpicos de Tóquio 2020.
Podemos dizer que estes jovens filhos de uma gravana e de uma estação de chuvas são o orgulho da nação mais ditosa da terra.


terça-feira, 27 de agosto de 2019

Convocados da Guiné-Bissau para jogos frente a São Tomé e Príncipe

 Convocados da Guiné-Bissau para jogos frente a São Tomé e Príncipe  
A lista dos 20 convocados para as duas partidas pelo selecionador guineense Baciro Candé para jogos frente a São Tomé e Príncipe referente a qualificação para o Mundial Qatar 2022. 
Guarda-redes: Jonas Mendes ( Black Leopards ) e Rui Dabo (Fátima).Defesas: Juari Marinho Soares (Mafra – Portugal), Marcelo Djaló (Fulham -Inglaterra), Rudinilson Brito Silva (Kaunas Zalgiris – Lituánia), Nanu (Marítimo – Portugal), e Mamadu Candé (Santa Clara – Portugal).
Médios: Pelé (Reading – Inglaterra), Moreto Cassama (Stade de Reims – França), Bura (Farense – Portugal), Soriano Mané (Moreirense – Portugal) e João Lamine Jaquité (Tondela – Portugal).
Avançados: Joseph Mendes (Ajacio de França), Piqueti Djassi (Ismália de Arábia Saudita ), Mama Baldé (FC Dijon de França), Valdu Té ( Arouca de Portugal),Toni Sá Brito (FC Astra Giurgiu de Roménia), João Mario Nunes (Académico de Viseu de Portugal ), Romário Baldé (Gil Vicente de Portugal) e Jorginho Barbosa Intima (Ludogorets da Bulgária). 
O destaque desta convocatória é  a convocação do avançado ao serviço de Arouca, Valdo Té e o regresso de João Mário Nunes (Jamari).

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Convocatória Qualificação Qatar 2022

O novo seleccionador nacional Adriano Eusébio anunciou 23 pré-convocados para os jogos referentes a qualificação para o mundial Qatar 2022 frente a Guiné-Bissau.


Primo - Praia Cruz; 
Nilson - UDRA; 
Gilson- Porto Real; 
Vava -Praia Cruz; 
Tavarinho-UDRA; 
Ivonaldo - UDRA; 
Dilson - UDRA; 
Kota - Praia Cruz;
Charles Monteiro - Sacavenense; 
Leonildo Soares "Jú" - Oriental Dragon; 
Jocy - UDRA; 
Bobó - Monté Cafe; 
Pogba -Porto Real; 
Kilson - Praia Cruz; 
Iniesta - UDRA
Marcos Barbeiro - Real Sport Club 
Harramiz - Leixões; 
Santiago Silva- Sp.Covilhã; 
Luís Leal - Newells Old Boys; 
Zé- Santana; 
Vando - UDRA;
Gilson - Bombom; 
Capito - Praia Cruz.

O grande destaque desta convocatória são as ausências de Aldair Cruz(RSD Jette /Bélgica) e Jony Ramos(Gobelins/França) que foram titulares nos últimos jogos da selecção nacional para além destes também ficaram de fora outros bons valores como Gilson Costa (Estoril), Joel Neves (Oriental), Virgílio (Santana) ,Traore (Aliança de Pantufo).
Nesta conferência de imprensa que também serviu de apresentação do seleccionador Adriano Eusébio vulgo Tino, o mesmo referiu que está a altura do desafio e que a selecção estará bem preparada para o confronto com a congénere guineense.  

O momento é de incerteza

O momento é de incerteza

Rapidamente aproxima-se a data do próximo jogo da selecção nacional  apesar disso o momento é de incerteza até agora não se sabe a lista de pré convocados existe a informação que um novo  selecionador mas o mesmo ainda não foi apresentado. Depois do vexame histórico que foi a derrota por falta de comparência e dezasseis meses sem competir espera-se uma resposta forte por parte da federação santomense de futebol conseguindo todos os meios possíveis para uma representação digna das cores nacionais nos embates que se avizinham para tal é necessário chamar os melhores sem nenhum tipo de pressão seja ela qual for e acima de tudo foco e organização porque podemos não ganhar se adversário for melhor mas nunca por não termos dado tudo o aquilo que podíamos.




Harramiz volta a marcar

Harramiz volta a marcar 

O avançado internacional santomense decidiu o jogo do "seu" Leixões frente ao Varzim com um cabeceamento certeiro, com mais este golo Harramiz Soares chegou ao topo da lista dos melhores marcadores da ligaPro, como é conhecida a segunda liga portuguesa,  ajudando o Leixões a conseguir a primeira vitória na competição, que esta boa forma mantenha-se nos próximos confrontos da selecção nacional. 


No topo da ligaPro

No topo da ligaPro

O Sporting da Covilhã do internacional santomense Santiago Silva chegou a liderança da ligaPro, como é conhecida a segunda liga portuguesa, apesar de pela primeira vez esta época o extremo não ter sido utilizado a sua equipa venceu o UD Vilafranquense por 1-0 e é o novo líder isolado  da competição com nove pontos em três jogos.


Resultados da 15ª Jornada da 1ª Divisão

Resultados

Classificação

 1.Sporting Praia Cruz   15   8  4  3  29-13  28 
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
 2.Trindade FC           15   7  5  3  22-17  26
 3.UDRA                  14   7  4  3  32-15  25
 4.Agrosprt              14   6  5  3  24-22  23
 5.Aliança               15   5  6  4  21-17  21
 6.6 de Setembro         14   4  6  4  15-17  18
 7.Sporting São Tomé     15   5  2  8  18-36  17
 8.Palmar                15   4  4  7  18-21  16
9.Caixão Grande          14   4  4  6  13-21  16 
10.Santana FC            15   3  6  6  23-28  15 
------------------------------------------------
11.Folha Fede            14   3  6  7  15-16  15
12.Vitória Riboque       14   3  4  7  16-23  13


Os jogos de domingo, dia 25 de Agosto,foram adiados para uma data a indicar pela Federação Santomense de Futebol.
O adiamento dessas partidas deve-se as agressões que foram alvo a equipa de arbitragem e elementos policiais no campo de Conde.


Resultados


Classificação

 1.Operários             14  11  0  3  39-20  33
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
   2.Porto Real            14  10  1  3  44-13  31  
 3.Sundy                 14   9  0  5  42-21  27
 4.Sporting              14   6  2  6  22-18  20
 5.UDAPB                 14   2  2 10  10-47   8
 6.1º de Maio            14   0  3 11  15-53   3



sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Antevisão Jornada 15


Entramos no ultimo terço dos campeonatos regionais em São Tomé, a UDRA e Sporting Praia Cruz seguem empatados no topo da tabela com 25 pontos, com vantagem para a equipa de Cauê, a entrada da 15ª jornada, os grandes dominadores do futebol nacional nos últimos anos com vitórias de campeonato nos 6 anos anteriores.

Na 15ª jornada do campeonato a UDRA defronta o Vitória de Riboque que se encontra no fundo da tabela com apenas 13 pontos em clara aflição na luta contra a despromoção, enquanto o Sporting Praia Cruz desloca-se o terreno do Palmar que está na luta pela manutenção. Nos restantes encontros o Folha Fede recebe o Agrosport enquanto o Caixão Grande visita o 6 de Setembro e o Santana defronta em casa o Trindade FC.

Jornada  15

Sábado,  24 de Agosto
Palmar      -  Praia Cruz
Aliança Nacional  -  Sporting S.Tomé
Santana           -  Trindade 

Domingo, 25 de Agosto
6 de Setembro     -  Caixão Grande       
Folha Fede        -  Agrosport       
Riboque           -  UDRA            


No campeonato regional do Príncipe, o Porto Real e os Operários seguem o seu duelo particular com os primeiros com um ponto de vantagem, nesta jornada 14 o Porto Real joga contra o Sporting do Príncipe e os Operários têm como adversário o Sundy, no restante encontro a UDAPB e 1º de Maio mediram forças nesta quinta feira e empataram a uma bola.


Jornada 14
Quinta-feira, 22 de Agosto
UDAPB      1 - 1  1º de Maio
Sexta-feira, 23 de Agosto
Operários   -  Sundy 
Sábado, 24 de Agosto           
Sporting    -  Porto Real 

      

  


terça-feira, 20 de agosto de 2019

Aylton Boa Morte marca e assiste

Aylton Boa Morte marca e assiste

Aylton Boa Morte esteve em destaque no jogo de encerramento da segunda jornada da liga NOS, como é conhecida a primeira liga portuguesa, o avançado luso-santomense fez o 1-0  e assistiu para o 2-0 contribuindo de forma decisiva para o triunfo do Portimonense SC  frente ao CD Tondela por 2-1.
O avançado pode ser um dos "reforços" da selecção nacional nos próximos jogos contra a Guiné-Bissau e as ilhas Maurícias.




segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Jogos Africanos 2019

A versão africana dos Jogos Olímpicos começa nesta segunda-feira, quando a cerimónia de abertura dos 12º Jogos Africanos tiver o seu inicio em Rabat, Reino do Marrocos.
É a primeira vez em várias décadas que o anfitrião estará representando depois de 41 anos de ausência, Marrocos esteve representado pela última vez na terceira edição em Argel em 1978 saiu após a disputa com a então OUA (agora União Africana) sobre reivindicações territoriais para o Saara Ocidental.
Marrocos assinou um tratado com a União Africana em 2017, antes de concordar em ser o anfitrião dos Jogos, quando a Guiné Equatorial desistiu por problemas financeiros no ano passado.

"Considerando o tempo que tivemos para organizar e dar as boas-vindas a todos esses países, é uma grande operação", "É um desafio que abraçamos e vamos ter sucesso." Disse o diretor-geral do Rabat 2019, Abdellatif Obbad, em declarações á Radio France International.
Mais de 7.000 atletas de 54 nações são esperados em Rabat, sendo um número recorde, tornando-se o maior de todos os tempos.Os jogos começaram oficialmente desde sexta-feira com algumas modalidades como futebol, voleibol, judo entre outras. Os mais de 7.000 atletas participarão em 26 modalidades desportivas. Os 12º Jogos Africanos terminam no dia 31 de Agosto.São Tomé e Príncipe estará representado nestes jogos por 21 atletas que participarão nas seguintes modalidades: atletismo, taekwondo, xadrez e canoagem.Alguns eventos também servirão como torneios de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, como o atletismo, remo, canoagem, karate, natação, halterofilismo, voleibol de praia, ténis, ciclismo, judo, luta livre, taekwondo, ténis de mesa, esgrima, tiro desportivo, arco e flecha, badminton e triatlo.
Entre as estrelas do certame estão a recordista do Campeonato Mundial de 3 mil metros Beatrice Chepkoech, do Quénia, o medalhista olímpico de peso olímpico Mohamed Ihab, do Egipto, e o actual campeão olímpico de taekwondo, Cheick Sallah Cisse, da Costa do Marfim.  Espera-se que uma série de jovens atletas deixem sua marca na competição, como por exemplo a campeã olímpica da juventude de 100 metros, Rosemary Chukwuma, da Nigéria. 
O Egipto terá como objectivo liderar a tabela de medalhas pela sexta vez, tendo conseguido esse feito na edição anterior de 2015 em Brazzaville, depois de conquistar 85 medalhas de ouro, 63 de prata e 68 de bronze.

Resultados da 14ª Jornada da 1ª Divisão

Resultados 

 

Classificação

 1.UDRA                  14   7  4  3  32-15  25
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
 2.Sporting Praia Cruz   14   7  4  3  28-13  25 
 3.Agrosprt              14   6  5  3  24-22  23
 4.Trindade FC           14   6  5  3  20-17  23
 5.Aliança               14   5  5  4  19-15  20
 6.6 de Setembro         14   4  6  4  15-17  18
 7.Palmar                14   4  4  6  18-20  16
8.Sporting São Tomé      14   5  1  8  16-34  16
9.Caixão Grande          14   4  4  6  13-21  16 
10.Santana FC            14   3  6  5  23-26  15 
------------------------------------------------
11.Folha Fede            14   3  6  7  15-16  15
12.Vitória Riboque       14   3  4  7  16-23  13

sábado, 17 de agosto de 2019

Espaço Entrevista - Jucélio Jorgino


O nosso primeiro convidado no espaço entrevista do Visão Desportiva STP é Jucélio Jorgino o agora ex jogador internacional santomense com passagens por clubes como Tondela (Portugal), Sofia Farmer FC (Irlanda do Norte), Eléctrico PDS (Portugal) entre outros.

Visão Desportiva STP (VDSTP) – Boa noite e muito obrigado por ter aceite o nosso convite para começar como desportista no geral e ex-futebolista em particular como analisa o estado do desporto em STP no geral e do futebol em particular?

Jucélio  Jorgino (JJ)-Antes  de mais boa noite e muito obrigado pela entrevista.
Eu penso que para responder a essa pergunta basta olharmos para o estado do nosso país actualmente, de pernas para o ar, mesmo estando longe, consigo e faço questão de acompanhar de perto a situação de São Tomé e Príncipe e a verdade é que num lugar onde ainda se luta pelo saneamento básico e energia de qualidade, o Desporto fica para 2º ou 3º plano. Existem outras prioridades mas sou da opinião de que se deve, sempre que haja possibilidade, investir nessa área. Quanto ao futebol em si ainda está pouco desenvolvido, temos bons jogadores, muita qualidade dentro e fora do país, mas faltam as condições, os meios para potenciar essa qualidade individual. Não existem campos de futebol em condições, os materiais são poucos ou inexistentes, o nível dos treinadores é fraco e acima de tudo, o interesse político é nulo...poderia falar de muita coisa que vi e vivi em primeira pessoa, mas deixo isso para mim ou talvez para uma próxima vez. Prefiro dizer que temos de começar do zero! Pegar o exemplo de Madagáscar, uma selecção que em nada é superior à nossa em termos de qualidade individual, mas que com o trabalho de bastidores que tem vindo a ser feito e bem, está agora a colher frutos.


VDSTP - O que pode ser feito para melhorar o nível do desporto em STP?
JJ - Para melhorar o nível do desporto em São Tomé e Príncipe  o nível de vida do próprio país deve melhorar, feito isso, acredito que é tudo uma questão de interesse e de organização. A meu ver tem de haver uma reestruturação no Desporto e consequentemente no futebol, certas coisas que eu presenciei são inadmissíveis, existe uma tremenda falta de organização e falta de interesse. Pessoas que estão mais preocupadas com o seu "eu", do que no bem do futebol e do país não deviam estar em certos cargos e infelizmente isso acontece muito em São Tomé e Príncipe. Para fechar, precisamos de pessoas qualificadas, penso que também é isso.

VDSTP - Como comenta o facto da selecção santomense ter sido eliminada do CHAN 2020 por falta de comparência?
JJ - Sinceramente eu nem quis acreditar, tanto que comentei o sucedido com o Aldair [ndr. jogador da selecção nacional]. Num país organizado este tipo de coisas não acontecem e eu só tenho a perguntar para onde vai o dinheiro da FIFA?

VDSTP - No teu ponto de vista quais são as hipóteses de STP nos jogos que se aproximam contra a Guiné-Bissau e contras as ilhas Maurícias?
JJ - Depois de ter pendurado as botas (risos) tenho andado mais afastado da selecção, mas depois de uma falta de comparência é difícil prever o que vem ai mas na máxima força, se os dirigentes fizerem por isso e derem as boas condições aos nossos atletas eles são capazes de surpreender. Acredito cegamente nisso.




VDSTP - Conhecendo o grupo de habituais convocados para a selecção nacional Gilson Costa (GD  Estoril Praia)  e Aylton Boa Morte (Portimonense SC) seriam boas adições ao grupo ?
JJ - Sem duvida! São jogadores talentosos que vêm se destacando nos seus clubes em Portugal, seriam mais dois jogadores que sei que iam acrescentar qualidade aos que lá estão. Mas lá está, não podemos cair no erro e pensar que só depende dos jogadores, o trabalho de bastidor é muito importante, tal como o entrosamento dos jogadores. Chegar e jogar nunca deu bons resultados.

VDSTP - Num futuro próximo qual é o máximo que a selecção nacional pode atingir numa competição internacional?
JJ - Num futuro, próximo ou não, e se é que pode servir de ponto de referência sei que podemos fazer ainda melhor que Madagáscar, o segredo é a organização.

VDSTP - Qual é o momento mais marcante para ti na tua carreira ao serviço da selecção nacional?
JJ - Eu não escondo que foi um sonho tornado realidade e apesar de só terem sido por 2 vezes, não há palavras para descrever o sentimento, a alegria mas ao mesmo tempo a responsabilidade que é representar toda uma nação. Cada momento em si só foi especial, mas ter sido titular em Rabat contra Marrocos foi sem dúvida O MOMENTO, porque tinha a minha mãe e o meu irmão mais novo a verem o meu jogo na televisão. Pouco depois, devido a várias situações, deixei o futebol, mas por o meu irmão me ter visto na televisão saí com a sensação de dever cumprido. E vocês ainda vão ouvir falar do meu irmão (risos).



VDSTP - Para finalizarmos a entrevista aceitaria a breve prazo algum cargo dirigente na estrutura dirigente do futebol nacional?
JJ - Toda a gente que me conhece e lida comigo sabe da ligação que tenho com África e com o meu país, era algo que aceitaria naturalmente e de bom agrado. Ciente de que existe muito trabalho a fazer mas com vontade, organização e com as pessoas certas tudo se consegue.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Resultados da 13ª Jornada da 1ª Divisão

Resultados



Classificação


 1.Sporting Praia Cruz   13   7  3  3  27-12  24
 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  2.UDRA                  13   6  4  3  30-15  22 
 3.Aliança Nacional      13   5  5  3  18-13  20
 4.Trindade FC           13   5  5  3  18-16  20
 5.Agrosport             13   5  5  3  17-19  20
 6.6 de Setembro         13   4  6  3  15-15  18
 7.Palmar Lusitano       13   4  4  5  18-16  16
 8.Folha Fede            13   3  6  4  15-15  15
        9.Caixão Grande         13   5  3  5  11-19  15       
 10.Santana FC            13   3  5  5  21-23  14 
------------------------------------------------
11.Sporting São Tomé     13   4  1  8  15-34  13
12.Vitória Riboque       13   3  2  7  15-24  11

Guiné-Bissau tem de se superar para eliminar a seleção de São Tomé e Príncipe

BACIRO CANDÉ - "GUINÉ-BISSAU TEM DE SE SUPERAR PARA ELIMINAR A SELEÇÃO DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE"

A seleção da Guiné-Bissau joga na pré-eliminatória para fase de grupos da eliminatória para Mundial Qatar2022 contra a seleção de São Tomé e Príncipe. A primeira mão está marcada para o dia 2 de Setembro e a segunda mão realizar-se-á no dia 10 do mesmo mês.
Segundo ditou o sorteio realizado no Cairo, no Egipto, os guineenses jogam fora de casa, na primeira mão, em São Tomé e Príncipe. As duas seleções lusófonas defrontam-se pela primeira vez num encontro oficial. 


O selecionador  guineense , Baciro Candé, afirmou que a rapaziada precisa de se “superar” para conseguir um bom resultado diante de São Tomé em jogo de pré-eliminatória para a fase de grupos de eliminatória para o Mundial Qatar 2022, Candé realçou que estes jogos de pré-eliminatória servem como melhor teste para entrada na fase de grupos para o mundial, no qual acredita na boa prestação da turma nacional.

“Para podermos fazer alguma coisa de interessante, teremos de superar. Temos de estar centrados nos detalhes do jogo, temos a resposta para tudo”, disse Baciro Candé na entrevista ao portal desportivo o Golo GB.
Questionado sobre as referências que tem do adversário, Baciro Candé admite que não conhece bem o adversário e promete realizar uma pesquisa para ter em detalhes o conhecimento da seleção Santomense.